Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 20:15

    Imprimir


Plutão deixou de ser hoje um planeta de "pleno direito" no Sistema Solar e será classificado a partir de agora na nova categoria de "planeta anão", decidiu em Praga a assembléia geral da União Astronômica Internacional (IAU).

Os mais de 2.500 cientistas de 75 países reunidos na capital tcheca debateram durante os últimos dez dias o que é um planeta para elaborar uma nova definição universal e decidiram criar três categorias para classificá-los.

A nova definição apresentada hoje em Praga soluciona uma questão que permanecia em aberto desde o tempo do astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).

No primeiro grupo estão oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O nono planeta da antiga organização do Sistema Solar, Plutão, se tornou um "planeta anão" e no futuro terá a companhia do asteróide Ceres e do corpo celeste UB313, que foi descoberto há apenas três anos e que ainda não tem nome oficial, mas que é chamado de Xena por seu descobridor.

Já o terceiro grupo é o dos corpos pequenos do Sistema Solar.

Os cientistas reconheceram então que foi cometido um erro quando Plutão foi classificado como planeta em 1930, data na qual o cientista americano Clyde Tombaugh o avistou.

Desde sua descoberta Plutão é alvo de disputa, sobretudo por causa de seu tamanho. Após novos estudos foi constatado que ele é menor do que se pensava anteriormente.

Alguns fatores que contribuíram para a nova classificação de Plutão foi o fato de ele ser menor que a Lua e por ter uma órbita pouco convencional, cuja inclinação não é paralela à da Terra e aos dos outros sete planetas do Sistema Solar.

"O mais importante é que temos uma definição de planeta e por isto me sinto feliz. No entanto, não posso dizer o mesmo das duas resoluções que não foram aprovadas", declarou à Efe Junichi Watanabe, membro do grupo que trabalhou na definição da categoria planeta.

O cientista falava de duas resoluções não aprovadas: Uma que propunham acrescentar o termo "clássicos" aos oito planetas e outra segundo a qual Plutão passaria a ser o protótipo de uma nova categoria de "objetos plutonianos", mas são "trans-netunianos".

Já o presidente da 3ª divisão da IAU dos sistemas científicos planetários, Iwan Williams, expressou sua "satisfação" com a resolução votada e lembrou que "o importante é a divisão das categorias e não os nomes dados a elas".

Em alusão às várias dúvidas causadas pela votação das diferentes resoluções, Williams afirmou: "Esperávamos comentários, mas não esperávamos perguntas tão pequenas e gramaticais".

"Com esta nova definição se ganha mais precisão", disse à Efe o diretor do observatório Nacional da Espanha, Rafael Bacharel.

Segundo ele, esta nova forma de classificação do Sistema Solar será mais fácil de explicar para as crianças, pois haverá oito planetas maiores e depois um grande número de "planetas anões".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280640/visualizar/