Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 04:29

    Imprimir


O Ministério de Relações Exteriores do Irã negou hoje que forças de seu país tenham ocupado a plataforma petrolífera marinha romena Orizont, no Golfo Pérsico, em águas iranianas.

O porta-voz do Ministério, Hamid-Reza Asefi, chamou de "chantagem dos meios de comunicação" e de "falsas" as informações sobre a ocupação da plataforma e a retenção de seu pessoal, de nacionalidade romena e indiana.

A plataforma Orizont, de 30 mil toneladas, propriedade da companhia romena GSP (Grup Servicii Petroliere), opera no Golfo Pérsico desde outubro de 2005.

"As forças iranianas impediram uma tentativa da companhia de tirar ilegalmente da plataforma equipamentos para a prospecção de petróleo. A empresa repetiu a tentativa hoje mas não teve êxito graças à chegada a tempo da Polícia iraniana", disse Asefi.

Um porta-voz da GSP afirmou na terça-feira que há um litígio "contratual" entre companhia romena e as iranianas PetroIran (estatal) e Oriental Oil Kish, que pode levar à rescisão do contrato para perfurações marinhas.

Ele arescentou que o pessoal da plataforma voltou a seus postos após cinco horas de detenção sob a ameaça das armas das forças iranianas.

Empresas privadas romenas colaboram há muitos anos com o Irã, especialmente no campo da prospecção de petróleo, lembrou Asefi.

"No entanto, as divergências jurídicas surgidas ultimamente não foram resolvidas através das negociações e foi preciso recorrer à Justiça", acrescentou.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281216/visualizar/