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Educação/Vestibular
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 17:24
Por: Rosane Brandão

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Entender o comportamento de um aluno muito agitado e identificar o motivo de sua desatenção. Para alcançar esse objetivo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está oferecendo o curso “Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem na Área da Hiperatividade” para os professores da rede estadual de ensino. O curso teve início nesta segunda-feira (21/08), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

De acordo com a pedagoga Maria Cristina Bromberg, mestre em distúrbios do desenvolvimento, é preciso desfazer a confusão existente diante do comportamento de uma criança muito agitada, onde normalmente são qualificadas como malcriadas e indisciplinadas.

“Falta de atenção, dificuldade em se concentrar, muita atividade ao mesmo tempo sem conseguir terminar nenhuma. Estes são alguns dos sintomas encontrados na criança com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H)”, comentou Cristina durante o curso, o qual está ministrando.

A pedagoga explica que o TDA/H é um distúrbio habitualmente de longa duração, que pode se estender até a idade adulta. Ela se manifesta da seguinte forma: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Maria Cristina lembra que a criança com TDA/H não consegue ficar mais de dez minutos mantendo a atenção em um assunto. “O professor deve ficar sempre atento a esse aluno, procurar aplicar uma metodologia diferenciada buscando incentivá-lo na participação das aulas”, orientou. “O tratamento do TDAH deve ser multidisciplinar, onde inclui medicamentos, apoio dos pais e educadores e tratamento psicológico apropriado”, completou a pedagoga.

Na abertura do curso, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Dancei, falou da importância da qualificação para os profissionais da educação. “Os professores encontram dificuldades em trabalhar com alguns alunos, pois não conseguem controlar e até mesmo entender o motivo do baixo desenvolvimento escolar. A Seduc procura qualificar esses profissionais, para proporcionar aos alunos hiperativos um atendimento adequado dentro da escola regular”, disse Marta.

A professora da Escola Estadual “Miguel Baracat Aduvalina de Arruda” conta que é difícil lecionar aos alunos hiperativos sem ter uma preparação adequada. “Normalmente, eles são agitados e desatentos, por isso precisamos de orientação para saber como proceder. O curso está nos orientando a desenvolver uma metodologia específica, para melhorar o desempenho desses alunos”, observou.

Estão sendo qualificados 50 professores do ensino regular de 25 municípios do Estado, os quais serão multiplicadores em suas cidades. O curso vai até o dia 30 de agosto.





Fonte: Da Assessoria

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