Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 13:56
Por: Edilamar Santos

    Imprimir


O departamento de Turismo de Campo Novo do Parecis identificou no início de agosto uma nova aldeia de índios Parecis no município. De acordo com a turismóloga Leila Arantes, fez parte da equipe que esteve no local, a visita foi solicitada no mês de julho, pela cacique Deianira Kezo.

A aldeia Chapada Azul foi fundada há pouco mais de um ano. Está localizada entre o Rio Papagaio e o Rio Sacre. Para chegar até ela é preciso passar pelas aldeias Seringal e Cabeceira, a 24 km de Campo Novo, em direção à Sapezal. Da aldeia Cabeceira à Chapada Azul são necessários percorrer mais 67 km cerrado a dentro, totalizando 91 km.

Vinte e três pessoas, de sete famílias, dividem as únicas duas hatis (casa típica do índio) existentes. A turismóloga Leila Arantes, afirma que por meio da visita ficou constatado que a comunidade indígena daquela aldeia já se encontra consciente da importância de conservação do meio ambiente para uma boa qualidade de vida. A visita à nova aldeia contou ainda com a participação da conselheira Fátima, que na ocasião representou a Pastoral da Criança.





Fonte: Assessoria de Imprenssa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281366/visualizar/