Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 07:41

    Imprimir


O Irã entregará ainda hoje aos embaixadores de Alemanha, França, Reino Unido, Rússia, China e Suíça sua resposta ao plano internacional de incentivos em troca da suspensão do enriquecimento de urânio por Teerã.

Segundo a agência de notícias "Irna", a resposta será entregue aos embaixadores por Ali Larijani, o secretário-geral do Conselho Supremo da Segurança Nacional e o principal negociador iraniano no caso nuclear.

O plano internacional, apresentado ao Irã pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, China e França - e a Alemanha, oferece aos iranianos tecnologia nuclear avançada para uso civil e vantagens econômicas para que abandone o enriquecimento de urânio.

A Suíça representa os interesses dos Estados Unidos no Irã, já que Washington e Teerã não mantêm relações diplomáticas desde 1980.

A televisão iraniana "Alalam" já havia informado que Teerã anunciará sua resposta às 16h (9h30 de Brasília).

O conselheiro para Assuntos Internacionais do Organismo de Energia Atômica do Irã (AIEA), Mohamad Saidi, afirmou que a resposta "será por escrito" e "não será publicada para a imprensa".

Saidi disse que em sua resposta o Irã pede que a comunidade internacional renuncie à "precondição" de que Teerã suspenda o enriquecimento de urânio, mas reitera seu desejo de "continuar o diálogo".

A autoridade iraniana, citada pela agência de notícias "Fars", ressaltou que "a resposta do Irã ao pacote é completa e será um princípio para o reinício das negociações e para se conseguir um acordo final".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281441/visualizar/