Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 10:05

    Imprimir


O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) informou nesta terça-feira que enfrenta dificuldades para levar ajuda aos deslocados no norte e no leste do Sri Lanka, focos dos confrontos armados entre os rebeldes tâmeis e as forças governamentais.

"A liberdade de movimento está severamente restrita, o que nos impede de levar a ajuda que as vítimas da violência tanto precisam", afirmou em Genebra a porta-voz do órgão, Jennifer Pagonis, acrescentando que milhares de civis continuam fugindo dos combates.

A morte de 50 meninas em um suposto bombardeio das Forças Aéreas cingalesas e a explosão de uma bomba em Colombo, ocorridos entre ontem e hoje, foram os mais recentes episódios da violência no Sri Lanka.

A violência provocou uma onda de deslocamentos forçados e, desde abril passado, o Acnur registrou mais de 128 mil pessoas nessa situação, incluindo cerca de 50 mil que fugiram de Muttur (leste do país), onde recentemente 17 funcionários de uma ONG francesa foram assassinados.

Ajuda

No entanto, a agência humanitária calcula que cerca de 15 mil pessoas "permanecem presas" nessa localidade.

Pagonis também disse que, devido aos toques de recolher, os civis da localidade de Jaffna, no norte do país e outro palco de maior violência, não conseguiram ir para áreas mais seguras, e só conseguiram se afastar do litoral "para evitar o pior dos combates".

Uma equipe formada por analistas do Acnur e de outras agências da ONU fará uma avaliação das necessidades em Jaffna e determinará que tipo de ajuda seus habitantes precisam.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) condenou o atentado que matou 50 meninas no distrito de Mullaitivu.

"Fazemos uma chamada a todas as partes [em conflito] para que respeitem o direito internacional humanitário e garantam que as crianças e os lugares onde vivem, estudam e brincam estão protegidos de danos", segundo declaração escrita da diretora-executiva desse órgão, Ann Veneman.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282618/visualizar/