Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Agosto de 2006 às 17:26

    Imprimir


O presidente do Congo, Joseph Kabila, lidera a apuração das eleições realizadas em 30 de julho - tendo mais da metade dos votos-, segundo dados oficiais divulgados hoje. Kabila, que se candidatou à reeleição pelo Partido do Povo para a Reconstrução e a Democracia (PPRD), conseguiu, até o momento, 53% dos votos, e caso os números sejam mantidos não será necessário um segundo turno.

A apuração parcial anterior, com quase dois milhões de votos computados, dava 49% dos votos para Kabila.

Segundo os últimos dados divulgados hoje, o vice-presidente Jean-Pierre Bemba, do Movimento para a Libertação do Congo (MLC), permanece em segundo lugar com 19% dos votos.

O restante dos votos estão divididos entre cerca de 30 candidatos.

Os resultados de hoje correspondem à apuração de 3,16 milhões de votos dos cerca de 20 milhões que foram emitidos na primeira eleição com a participação plural de partidos políticos na República Democrática do Congo (RDC) em mais de 40 anos.

Por enquanto não foram divulgados dados dos resultados na capital e nem em regiões do oeste do país, onde Bemba tem um grande apoio popular.

A Comissão Eleitoral anunciou que os resultados finais provisórios serão divulgados em 20 de agosto, enquanto os definitivos serão conhecidos em 31 de agosto.

Caso haja um segundo turno ele será realizado em 29 de outubro.

Por outro lado, as autoridades informaram ontem, sexta-feira, que seis agentes eleitorais foram detidos após terem sido acusados de falsificação de resultados de votação.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283208/visualizar/