Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 20:45

    Imprimir


Cuba celebrará os 80 anos do presidente Fidel Castro, que convalesce de uma cirurgia abdominal, com um grande concerto na Tribuna Antiimperialista de Havana e uma gigantesca mobilização para colheita de cana em todo o país.

O concerto, organizado pela União de Jovens Comunistas de Cuba (UJC), começará às 20H30 locais deste sábado (00H30 GMT) na tribuna localizada em frente à Oficina de Interesses (SINA) dos Estados Unidos em Havana e se estenderá até as primeiras horas da madrugada de domingo, segundo seus organizadores.

"Neste momento histórico, destacados expoentes da cultura cubana se unirão nesta Canção pela Pátria, que expressará a voz unida e firme do povo junto à revolução", disse o jornal 'Juventud Rebelde'. Castro, que se recupera de uma cirurgia no intestino, delegou provisoriamente, em 31 de julho, os principais poderes a seu irmão Raúl e solicitou aos organizadores das festividades de seu aniversário que transferissem as comemorações para 2 de dezembro, 50º aniversário da expedição do barco Granma.

Para essa data ficou reservada a grande homenagem cultural da Fundação do pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín (1919-1999), com uma exposição de 100 obras do artista, dois concertos "Todas as vozes todas" e um colóquio. Também foi suspenso o Carnaval de Havana, mas à medida que se aproxima o domingo, crescem as referências ao aniversário de Castro e os preparativos.

No sábado, sob a direção artística do cantor e compositor cubano Amaury Pérez, se apresentarão 80 artistas e agrupamentos de distintas gerações e gêneros musicais, entre eles a diva do Buena Vista Social Club, Omara Portuondo. Também se apresentarão a pianista Frank Fernández e a trovadora Sara González - uma das favoritas de Castro -, Adalberto Alvarez, Pedrito Calvo, David Blanco, Sur Caribe, Hoyo Colorao, Hipnosis e Eddy K.

O cantor e compositor Pablo Milanés dedicará a Castro o concerto que oferecerá junto a suas filhas Haydée e Suylén, em 17 de agosto, na Cidade do México. Durante anos, o aniversário de Castro passou despercebido para a maioria dos cubanos. No máximo, era celebrado pela organização de Pioneiros (escolares) no palácio desta organización em Havana. Mas nos últimos tempos, a data vem sendo lembrada pela imprensa cubana - sob controle oficial - e são convocadas atividades recreativas e produtivas.

Cerca de 100.000 trabalhadores da indústria açucareira realizarão neste domingo uma gigantesca mobilização de "trabalho voluntário", segundo anunciou o ministro Ulises Rosales del Toro. A mobilização foi convocada num momento em que Cuba, aproveitando a bonança dos preços internacionais do açúcar, busca triplicar em dois anos sua produção açucareira - extraoficialmente este ano de 1,3 milhão de toneladas de açúcar - com investimentos na indústria e ampliando suas áreas de cultivo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283374/visualizar/