Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 12:10

    Imprimir


O Instituto de Astronomia da Rússia afirmou hoje que, a partir desta noite, chuvas "moderadas" de meteoritos Perseidas - fenômeno que ocorre quando a Terra cruza o rastro de um cometa - poderão ser vistas no céu.

"Este ano, a chuva de meteoritos terá pouca intensidade", disse um porta-voz do instituto à agência "Interfax".

Segundo o porta-voz, as Perseidas registrarão sua máxima intensidade entre 12 e 13 de agosto (especialmente às 21h12 de sábado, horário de Brasília), dias em que os russos poderão ver no céu "centenas de meteoritos por hora", mas a lua crescente poderá dificultar a visualização em outros lugares.

Ele explicou que este fenômeno será visível em todo seu esplendor a partir de navios em alto mar no Oceano Pacífico ou lugares afastados dos centros urbanos e nas partes altas das montanhas.

A chuva de meteoritos Perseidas ocorre todos os anos entre julho e agosto, quando partículas de diversos tamanhos da cauda do cometa Swift-Tuttle - algumas menores que um grão de areia - cruzam a órbita terrestre.

Essas partículas de pó do cometa batem na atmosfera terrestre a 212.500 km/h onde se desintegram gerando um intenso raio de luz. O cometa está se desintegrando lentamente em sua órbita ao redor do Sol, que leva 130 anos.

O cometa foi descoberto quando passava pela constelação Perseu, o que gerou o nome da chuva de meteoros.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283507/visualizar/