Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 02:33

    Imprimir


O tufão Saomai, o mais forte entre os que chegaram à China nos últimos 50 anos, deixou 83 mortos e 23 desaparecidos logo após ter chegado ao litoral do país, informou hoje a agência oficial de notícias "Xinhua".

O Saomai, que possui ventos de até 216 km/h, chegou na tarde desta quarta-feira ao litoral da província oriental de Zhejiang, onde deixou 81 mortos e 11 desaparecidos. Além disso, destruiu várias casas, segundo o último boletim da catástrofe divulgado.

Na província vizinha de Fujian os efeitos também começaram a ser sentidos, e por enquanto os números falam em dois mortos e 12 desaparecidos. As províncias do sul do país evacuaram, no total, 1,5 milhão de pessoas.

Os ventos e as fortes chuvas provocados pelo tufão fizeram com que cerca de mil residências ficassem destruídas, deixando sem eletricidade e comunicação praticamente todo o distrito litorâneo de Cangnan, por onde entrou o Saomai.

As precipitações médias registradas na região ontem à noite estavam em torno de 300 milímetros. A chuva acumulada alcançou 466 milímetros em 15 horas.

A força do Saomai, no entanto, pode ter sido levemente reduzida na noite de ontem. Fontes do observatório meteorológico de Zhejiang declararam que os ventos no olho do tufão baixaram para 144 km/h.

O Governo enviou à região 20 mil soldados para colaborar nos trabalhos de resgate e anunciou que existem ao menos 34 pessoas presas entre os escombros de casas e veículos.

As autoridades regionais distribuíram 300 mil peças de roupa e 100 mil pacotes de alimentos entre os evacuados e destinaram US$ 1,9 milhão para ajudar os desabrigados.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283615/visualizar/