Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 15:15

    Imprimir


Os 24 pingüins que deixaram o Zoológico de Niterói, Região Metropolitana, na manhã desta quinta-feira, chegam a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, às 17h25.

Da capital gaúcha, eles seguem para a cidade de Rio Grande, também no Rio Grande do Sul, onde ficarão, no máximo mais um mês, no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram). Só então os pingüins serão deixados por navios da Marinha ou da Petrobras a 40 milhas da costa, onde alcançarão uma corrente marítma que os leverão de volta à Patagônia.

Segundo a diretora presidente do ZooNit, Giselda Candiotto, as aves saíram do zoológico às 9h30. Às 10h15, chegaram no Setor de Cargas da TAM Companhia Aérea, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. Os animais entraram no avião às 11h20, mas a decolagem para São Paulo, onde foi feita escala no Aeroporto de Guarulhos, só ocorreu ás 12h25. O vôo para Porto Alegre aconteceu às 14h20. A previsão de chegada é 17h25.

Os pingüins foram transportados dentro de caixas especiais para tráfego de carga viva. Elas são de madeira e têm tela para respiração. Medem 60 por 40 centímetros de largura e 80 centímetros de altura. Cada recipiente é apropriado para quatro pingüins, contudo, um deles atacou os outros com quem dividia a caixa e teve que ser transportado em uma outra, só que de fibra. Então, foram seis caixas de madeira e uma de fibra.

Os animais estão sendo levados por uma companhia aérea privada porque perderam a carona da Força Aérea Brasileira (FAB), que iria transportá-los. A unidade empenha suas aeronaves no resgate aos brasileiros que fogem do conflito no Líbano.

Este ano, 150 pingüins apareceram no litoral fluminense. Pelo menos a metade morreu. O outros continuam no Zoológico de Niterói, na Região Metropolitana, que é referência na reabilitação de animais. Alguns ainda estão em tratamento, outros aguardam mais um vôo para o Sul.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285606/visualizar/