Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 23 de Julho de 2006 às 21:20

    Imprimir


O Gleevec, remédio até então considerado milagroso na luta contra o câncer, pode ser perigoso para o coração, segundo cientistas do Colégio Médico Jefferson da Filadélfia, em estudo publicado hoje.

Em artigo publicado na revista "Nature Medicine", os pesquisadores afirmaram que os problemas cardíacos também poderiam ser devido a outros remédios que têm como ingrediente básico inibidores de tirosina quinase.

O grupo de cientistas disse que os estudos feitos em ratos e em cultivos de células cardíacas constataram que o Gleevec é o causador dos problemas.

O estudo foi realizado depois que dez pacientes de leucemia mielógena crônica desenvolveram problemas cardíacos graves.

"Descobrimos que o alvo molecular do medicamento, a proteína tirosina quinase Abelson, cumpre uma função nas células do músculo cardíaco e é necessária para seu funcionamento", disse Thomas Force, diretor do estudo.

"Mesmo que o câncer seja tratado de forma efetiva, haverá uma certa porcentagem de pacientes que experimentarão um nível grande de disfunção ventricular, e até uma parada cardíaca", disse.

O Gleevec é um dos novos remédios contra o câncer que desativa uma enzima que promove a conversão cancerígena das células e sua multiplicação.

Force considerou o Gleevec um remédio "maravilhoso", mas também disse que é necessário advertir que seus efeitos secundários podem ser graves.

"Estamos chamando a atenção diante do fato de que o Gleevec e outros remédios similares poderiam ter grandes efeitos colaterais para o coração, e os médicos devem ter conhecimento disso", afirmou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287890/visualizar/