Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 22 de Julho de 2006 às 08:02

    Imprimir


Redução de desmatamentos, rigor na fiscalização, campanhas educativas, uso de tecnologia, planos de manejo, parcerias públicasprivadas, monitoramento, desenvolvimento sustentável e estratégias de preservação, entre outras ações. Estas foram algumas informações repassadas nesta quinta-feira (20.07), em Washington, nos Estados Unidos, pela comitiva mato-grossense liderada pelos secretários Clóves Vettorato (Desenvolvimento Rural) e Luiz Henrique Daldegan (Meio Ambiente) a representantes do Banco Mundial, Universidade de Maryland e organizações não governamentais, como a The Nature Conservancy (TNC) e a Worlwide Fund for Nature (WWF).

A programação da comitiva mato-grossense, na sede da TNC, incluiu modelos de negócios e mesa redonda sobre desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade em Mato Grosso. Foram discutidos com o presidente da TNC, Steve McComick e Nigel Purvis, diretor de relações externas e políticas públicas da ong, modelos de negócios que dêem suporte às estratégias de Mato Grosso para o desmatamento evitado, particularmente aqueles modelos que remuneram agentes públicos e privados pelo desmatamento evitado (pagamento por serviços ambientais prestados pela floresta em pé).

Vettorato proferiu palestra em que apresentou os números relativos à agricultura em Mato Grosso e à preservação ambiental. Assegurou, com dados e gráficos, que a soja não é a vilã do desmatamento e ocupa apenas 1,2% (62.076 km2) do território da chamada Amazônia Legal, composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, além de parte de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. A área total é de 5.109.817 km2. “A comunidade internacional está mal informada das ações ambientais de Mato Grosso”, disse o secretário.

Os dirigentes da TNC informaram que em 56 anos de existência da ong esta foi a primeira vez em que uma delegação pública e privada se reúne para definir uma proposta conjunta de trabalho em prol do meio ambiente. “É uma entidade de credibilidade muito grande. Conseguimos estabelecer uma relação muito estreita”, disse o secretário.

Participaram da mesa redonda, Jason Clay, vice-presidente WWF, Janine Ferretti, diretora de Meio Ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ken Chomitz, economista-chefe do departamento de pesquisa do Banco Mundial, Ruth DeFries, professora do departamento de Geografia, Universidade de Maryland,Carina Bracer, gerente do Programa de Serviços Ambientais, Forest Trends, Steve Schwartzman, diretor de programas, Environmental Defense, Doug Morton, professor do departamento de Geografia da Universidade de Maryland, John Buchanan, diretor de programa, Conservation International, Adriana Moreira, Especialista Ambiental Sênior, Banco Mundial, Claudia Sobrevilla, especialista ambiental Sênior, Projetos GEF, Banco Mundial, Erik Fernandes, especialista sênior em Agricultura, Banco Mundial, Juan José Dada, oficial de projetos ambientais, International Finance Corporation (IFC), Neil Benevides, attaché de meio ambiente da Embaixada do Brasil, Alan Boyce, diretor, Soros Fund Management (e Adeco Agropecuária), e Representante do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A delegação mato-grossense realiza a viagem a convite da TNC, ong ambiental internacional, para discutir questões-chave na preservação do meio ambiente para o Estado de Mato Grosso.

Além de Vettorato e Daldegan, a comitiva mato-grossense é formada pelo secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini, o diretor do Fundo Estadual de Meio Ambiente, Juliano Rizental, membro da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Evandro Morales e o diretor do Programa de Conservação das Savanas Centrais da América do Sul da The Nature Conservancy (TNC), João Campari.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288222/visualizar/