Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 13 de Julho de 2006 às 08:37
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


A família Alencastro está protestando contra a mudança do nome do prédio que abriga a Prefeitura de Cuiabá para Palácio Dante de Oliveira. Os Alencastro não se opõem à homenagem ao líder político, somente não concordam que isso seja feito em um prédio que já tem nome e que é uma homenagem a pessoas que fazem também parte da história do Estado desde a época do Brasil Império.

Um dos descendentes da família que tem hoje cerca de 500 membros em Mato Grosso, o historiador e funcionário do Arquivo Público do Estado, Aníbal Alencastro, conta que os parentes estão em polvorosa desde o anúncio da intenção do prefeito Wilson Santos (PSDB). Muitos já falaram até em fazer um abaixo-assinado para manifestar seu posicionamento. Inclusive outras ramificações da família no Estado de Goiás também teriam se colocado à disposição para dar apoio.

Aníbal deixa claro que considera Dante de Oliveira uma pessoa importante para o Estado e que merecidamente deve receber uma homenagem. Mas pondera que isso poderia ser feito em uma obra construída pelo líder político ou em outra que ainda venha a ser construída. "O Palácio Alencastro é uma tradição, é patrimônio do Estado. O prédio original foi até demolido em 1959, mas mantiveram o nome na construção nova", argumenta.

Lembrando a importância da família que deu nome ao Palácio e à praça em frente ao prédio, o historiador destaca que três Alencastro presidiram a província de Mato Grosso na época do Império. Antonio Pedro D"Alencastro foi nomeado em 1834, o tenente-coronel Antonio Pedro de Alencastro em 1859 e José Maria de Alencastro em 1881. São da gestão dos Alencastro medidas importantes como a transferência da Capital de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá (1885), a criação da Assembléia Legislativa Provincial (1834), a criação dos Homens do Mato (embrião da Polícia Militar - 1835), o primeiro serviço de abastecimento de água da cidade (1882), a construção do primeiro Jardim Público de Cuiabá (denominado de Praça Alencastro - 1882) e a construção do Quartel da Força Pública (1882), onde está hoje o 1º Batalhão da PM.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289482/visualizar/