Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 12 de Julho de 2006 às 14:47

    Imprimir


As chuvas intensas e ventos fortes que atingem o Chile desde terça-feira deixou até agora cinco mortos, onze desaparecidos e 28 mil desabrigados, segundo fontes oficiais. O ministro porta-voz chileno, Ricardo Lagos Weber, informou hoje que, dos desabrigados, 24 mil correspondem à região de Bío-Bío, no sul do país. Weber participou de madrugada de uma reunião liderada pela presidente Michelle Bachelet para avaliar a situação.

O Governo declarou na terça-feira a região de Bío-Bío "área de catástrofe", onde os rios Bío-Bío e Andalién transbordaram e inundaram localidades litorâneas.

Quatro das vítimas fatais morreram na localidade de Chiguayante, próxima à cidade de Concepción, capital de Bío-Bío, onde um deslizamento de terra sepultou vários bombeiros e civis que socorriam os moradores do local.

Até agora foram recuperados quatro corpos, entre eles o do capitão do corpo de Bombeiros de Chiguayante, Rodrigo Mora. As autoridades acreditam que pelo menos outras sete pessoas permanecem debaixo do barro.

Na região de Maule, dois policiais foram arrastados pelas águas do rio Teno e estão desaparecidos. As camêras de televisão registraram o ocorrido. Os policiais ficaram presos com seu veículo em uma ilhota quando percorriam a região para ajudar os moradores e, quando a corrente cobriu totalmente a patrulha, ele subiram no teto, mas a água os alcançou.

Nesse momento, os policiais se desfizeram de suas armas e se jogaram no rio, mas a corrente os arrastou. Testemunhas na parte baixa do rio disseram que tinham visto os policiais passarem ainda vivos, mas os esforços da Polícia para resgatá-los foram em vão. Em Santiago, onde choveu a noite toda, com ventos de 40 km/h, os desabrigados somam 620, segundo o governador da capital chilena, Víctor Barrueto, que acrescentou que também houve cortes esporádicos de energia elétrica em alguns setores, causados pela queda de árvores sobre os fios.

Barrueto ressaltou que, em linhas gerais, a capital chilena suportou bem a situação, sem as inundações que cada vez que chove transformam suas ruas em rios. Santiago tem seis milhões de habitantes.

O temporal abrange mais de 1.300 quilômetros do território chileno, desde a região de Coquimbo, no norte, até a de Los Lagos, no extremo sul.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289569/visualizar/