Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 13:26

    Imprimir


O Brasil registrou o primeiro caso da doença de Newcastle em cinco anos, segundo informou o Ministério da Agricultura à OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal). A doença foi encontrada em Vale Real, uma pequena cidade gaúcha de apenas 4.912 habitantes.

A doença pode levar vários países a barrar exportações do frango brasileiro. O Ministério da Agricultura declarou o país livre da doença em 2003 e só depois disso o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o maior exportador mundial de frango.

A doença existiu no Brasil durante mais de 50 anos, mas seu último caso havia sido registrado em abril de 2001. A enfermidade ataca o sistema respiratório das aves e, por esse motivo, chega a ser confundida com a gripe aviária.

Segundo a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), o país exportou US$ 3,5 bilhões em frango para 150 países em 2005, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior.

Em 2006, entretanto, as exportações de frango já vinham registrando queda devido à gripe aviária, que reduziu o consumo do produto principalmente em países já atingidos pela doença.

Segundo o diretor do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza, suspeitas de um novo foco da doença surgiram no dia 2 de maio, mas só foram confirmadas anteontem.

Exames realizados no Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo confirmaram 17 casos da doença em aves de uma pequena propriedade rural de Vale Real. Os animais seriam usados para consumo próprio.

O Ministério da Agricultura informou que sacrificou animais da propriedade e vai manter a área em quarentena, além de controlar o movimento de aves dentro do país.

Também foi estabelecida uma zona de vigilância de 10 km de raio ao redor do local onde foi descoberto o foco. Até o momento não foram encontrados sinais clínicos da doença em propriedades vizinhas.





Fonte: Folha Onlaine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290507/visualizar/