Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 27 de Junho de 2006 às 14:45

    Imprimir


A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), e o governo do Estado – via Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) – vão celebrar uma parceria para resolver, em definitivo, o problema de poluição, numa área do parque ecológico Mãe Bonifácia, uma área de 77 hectares, no entorno da avenida Miguel Sutil, que vem recebendo dos imóveis das proximidades, principalmente os empreendimentos imobiliários, uma grande carga de efluentes (resíduos).

A primeira rodada de entendimentos nesse sentido ocorreu na manhã desta terça-feira (27). O secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado, técnicos da Smades, o secretário Levi Andrade, a presidente da Sanecap, Eliana Rondon e o prefeito Wilson Santos estiveram reunidos para acertar os primeiros passos, que implica numa primeira etapa de gestões para equacionar aquela situação. “Essa é uma preocupação constante e somente com ações combinadas teremos sucesso”, disse o prefeito, agradecendo também a preocupação de Machado em relação ao problema. Assim como a prefeitura, que tem um amplo projeto de saneamento e recuperação ambiental para toda aquela região (dentro do conceito das Parcerias Público Privadas – PPPs), o governo do estado (Sema) possui também um levantamento feito por geoprocessamento, cujo mapeamento mostra toda a área do parque e os córregos do local.

O prefeito Wilson Santos observou que a situação crítica de hoje é produto da falta de investimentos ambientais e da elaboração do projeto de implantação do parque sem critérios e preocupação relacionados ao meio ambiente. Ele disse, também, que a poluição no parque Mãe Bonifácia é resultante, não apenas da densidade de lançamento de efluentes, mas da falta de conscientização dos moradores que jogam lixo por cima dos muros e nas ruas, mesmo com a coleta regular de lixo na extensão da avenida Felinto Müller e ruas interligadas, nas imediações e limites do parque. Além disso, completou o prefeito, todos os bairros no perímetro do parque são desprovidos de saneamento.

O problema da poluição do parque Mãe Bonifácia foi um dos principais temas enfocados pelo prefeito, no início do ano, quando iniciou palestras e encontros para prestar contas das ações do ano passado. No Lions Clube, por exemplo, Wilson Santos mostrou aos leoninos a face do problema e naquele tempo já anunciava ações da prefeitura (via Smades) para solucionar o problema.

No próximo mês de agosto, o prefeito Wilson Santos enviará para a Câmara Municipal de Cuiabá uma mensagem impondo restrições para construções e empreendimentos imobiliários naquelas proximidades. A prefeitura também começará a notificar moradores e empresas da região a fim de que sigam os procedimentos formais no que tange o lixo e a emissão de resíduos no parque. Ficou acordado que a Sanecap e a Smades vão elaborar um ante-projeto (a ser discutido posteriormente junto com a Sema) detectando os problemas de poluição do parque, localizando prioridades e problemas físicos, assim como a proposição de medidas ou obras para resolver a questão. O secretário Marcos Machado reafirmou, ao final do encontro, que o Governo do Estado está disposto a atuar em conjunto, através de um convênio a ser celebrado a partir do estudo que começará a ser feito pela prefeitura.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292175/visualizar/