Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 27 de Junho de 2006 às 14:16

    Imprimir


A pobreza na África acabaria se os recursos naturais do continente fossem administrados de maneira efetiva e sustentável, afirma o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em relatório divulgado hoje.

"Desde reservas de água fresca a florestas e minerais, apenas uma pequena parte do potencial econômico de recursos naturais do continente está sendo explorada", disse o PNUMA, na segunda edição do relatório "Perspectivas do meio ambiente na África".

O novo diretor-executivo da organização, Achim Steiner, reconheceu, em sua primeira entrevista coletiva, que "o meio ambiente sempre foi um ativo invisível e existem poucos dados econômicos disponíveis", mas afirmou que há exemplos suficientes para mostrar "o gigantesco potencial da África".

"Este relatório contradiz a versão de que a África é pobre. Na realidade, existe uma vasta riqueza natural que poderia ser a base de um renascimento do continente caso seja utilizada de forma sensível e sustentável", disse Steiner.

Charles Sebukeera, do Departamento de Alerta Prévio do PNUMA, que apresentou o relatório, disse que o rio Congo tem potencial para gerar 40 mil megawatts de eletricidade, "o que serviria para iluminar todo o continente e ainda sobraria para exportação".

O relatório do PNUMA alerta que o rápido ritmo de desflorestamento e a degradação do solo apresentam desafios que devem ser abordados com urgência.

"Se as políticas não mudarem, a destruição da riqueza natural da África empurrará ainda mais o continente em direção à pobreza", afirmou.

"O desenvolvimento do continente deve basear-se na premissa de uma melhor gestão e não em olhar os recursos naturais como fontes ilimitadas", acrescentou o diretor-executivo do PNUMA.

Steiner disse que os cuidados com o meio ambiente não devem supor um grande custo, mas a contribuição na economia de gastos relativos a problemas ambientais.

Nascido no Brasil, mas de nacionalidade alemã, Steiner, de 45 anos e, tomou posse como novo diretor-executivo do PNUMA no dia 15 de junho.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292187/visualizar/