Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 27 de Junho de 2006 às 11:23

    Imprimir


Espanha e França se enfrentam nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), em Hannover, por um lugar nas quartas-de-final da Copa do Mundo-06. O vencedor desta partida irá cruzar contra quem passar de Brasil e Gana, que jogam às 12h em Dortmund.

Apesar dos números --as duas seleções disputam pela 12ª vez a Copa e somam 22 vitórias--, ambos têm históricos bem diferentes. A Espanha jamais foi campeã mundial (o melhor resultado foi um quarto lugar em 1950), enquanto a França ostenta o título de 1998.

Os dois rivais vão se enfrentar pela primeira vez em Copas, mas já chegaram a decidir uma Eurocopa --em 1984, os franceses ganharam por 2 a 0. Ao todo, duelaram 27 vezes na história, com grande equilíbrio (11 vitórias espanholas, seis empates e dez triunfos franceses).

Apesar de a Espanha ter vencido o último duelo, foram seis triunfos franceses e só dois espanhóis nos últimos dez jogos. No entanto, a equipe de Luís Aragonés chega às oitavas-de-final ostentando 100% de aproveitamento na primeira fase, enquanto o rival avançou no sufoco.

Para eliminar a França, a Espanha aposta em Raúl, atacante do Real Madrid, que completa 29 anos nesta terça, e no jovem Cesc Fábregas, 19, que, pela primeira vez, será titular nesta Copa. E, ao lado do atacante, Fernando Torres, 22, é uma das esperanças da linha de frente.

Raúl esteve na campanha da Espanha na Copa do Mundo de 2002, em que foi eliminada nas quartas-de-final diante da Coréia do Sul, dona da casa na época, mas nem perto de ser favorita para aquele jogo.

O trauma da eliminação que, alegam os espanhóis, teve um impulso da arbitragem, fez com que os jogadores torcessem para a Coréia do Sul não ser a segunda colocada do Grupo G nesta Copa do Mundo.

Mas, com a França, eles podem ter trocado um fantasma por outro, mais poderoso e mais velho. Em 27 de junho 1984, há exatos 22 anos, a Espanha enfrentava a França na final de uma Eurocopa, perdendo por 2 a 0. Na época, Michel Platini comandava o time, jogando em casa.

Tentando dar a volta por cima após a eliminação precoce e sem gols em 2002, a França começou mal o torneio de 2006. Empatou em 0 a 0 com a Suíça e em 1 a 1 com a Coréia do Sul, e só conseguiu vencer a equipe do Togo no segundo tempo de jogo, na última sexta-feira.

Mesmo enfraquecido e envelhecido, o time dos franceses "merece respeito", segundo o técnico Luís Aragonés, que, com os espanhóis, conseguiu até agora três vitórias na Copa do Mundo, mas contra times sem tradição --Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia.

Porém, a sede de um título também pesa. Respeito, para Raúl, não é pena. O atacante do Real Madrid declarou não ter que pensar duas vezes antes de fazer com que o veterano Zidane pendure suas chuteiras mais cedo do que deseja, terminando sua participação na Copa do Mundo e nos campos de futebol nesta terça-feira.

ESPANHA Casillas, Sergio Ramos, Ibañez, Puyol e Pernía; Xabi Alonso, Cesc Fábregas e Xavi; Raúl, Fernando Torres e David Villa. Técnico: Luis Aragonés

FRANÇA Barthez; Sagnol, Thuram, Gallas e Silvestre; Vieira, Makelele, Zidane e Malouda; Trezeguet (Ribéry) e Henry Técnico: Raymond Domenech

Local: Estádio de Hannover Horário: 16h Árbitro: Roberto Rosetti (ITA) Na TV: Globo, Sportv, Bandsports, ESPN Brasil e Directv





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292238/visualizar/