Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 06:12

    Imprimir


Pesquisadores do Hospital das Clínicas de São Paulo descobriram, depois de dois anos de estudos, três importantes indicadores de risco de o paciente desenvolver úlcera. Os indicadores estão nos genes da bactéria Helicobacter pylori, causadora da doença. Com isso, a médio prazo, os médicos poderão decidir com mais clareza quais pacientes têm indicação de tratamento imediato.

Atualmente somente as pessoas com a úlcera já instalada no estômago são encaminhadas para tratamento. Ainda não há um consenso de abordagem clínica para as pessoas que têm a bactéria mas não possuem nenhuma lesão.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os pesquisadores analisaram a carga genética de uma parte da bactéria H. pylori chamada "ilha cag". É essa ilha que tem a capacidade de causar doenças como gastrite, úlcera e câncer no estômago. O estudo - inédito no Brasil - foi coordenado pela patologista Rejane Mattar. Segundo ela, pelo menos 60% da população brasileira tem essa bactéria.

O tratamento dura cerca de dez dias e inclui o uso de dois antibióticos e um inibidor de bomba de próton (que diminui a acidez do estômago).




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292635/visualizar/