Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 17 de Junho de 2006 às 08:02

    Imprimir


O Canadá informou hoje que um ganso doméstico morto esta semana no leste do país estava infectado com o vírus H5 da gripe aviária, segundo resultados preliminares. A Agência Canadense de Inspeção Alimentaria (CFIA, em inglês) enviou os restos do animal ao Centro Nacional de Doenças Animais de Winnipeg para tentar determinar qual a cepa do H5 que infectou o ganso, morto na Ilha do Príncipe Edward, no litoral do Atlântico.

Em 2005, as autoridades canadenses detectaram um foco infeccioso do vírus H5N2 na província de Colúmbia Britânica, no litoral do Pacífico.

O vírus H5N2 é menos infeccioso e virulento que o H5N1, que tem infectado aves e humanos, principalmente em regiões da Ásia, causando a morte de mais de 100 pessoas desde 2003.

Mesmo assim, as autoridades veterinárias canadenses mandaram sacrificar dezenas de milhares de aves domésticas, principalmente patos e gansos, para conter a infecção.

O médico Jim Clark, diretor de saúde animal da CFIA, acredita que há poucas possibilidades de o vírus detectado no Atlântico ser da variedade N1. Porém, 11 gansos da mesma granja morreram. Segundo Clark, o fato de que mais aves não tenham morrido é sinal de que o vírus não é altamente infeccioso.

Em novembro do ano passado o Canadá anunciou a descoberta de aves infectadas com o H5N1 na província de Manitoba, no centro do país.

Mas as autoridades disseram que a cepa era geneticamente diferente da originada na Ásia, menos infecciosa e sem registro de casos em seres humanos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294286/visualizar/