Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Junho de 2006 às 07:33
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Mato Grosso ocupa 2 colocações no ranking nacional das 100 melhores cidades para se trabalhar no país, promovido pela revista Você S/A em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cuiabá ocupa a 32º posição nacional e a 3ª classificação na lista de cidades pesquisadas no Centro-Oeste. A grande surpresa é Rondonópolis, que rouba a colocação de 79ª da lista nacional ocupada por Várzea Grande na edição anterior do estudo. No ano passado Cuiabá despontava em 33º lugar.

O ranking Você S/A abarca as cidades brasileiras com população acima de 170 mil habitantes. A pontuação dada a cada município pesquisado é o resultado da avaliação do desempenho nos quesitos educação, saúde e vigor econômico. A assistente da pesquisa, Danielle Matos, destaca que entre os itens pesquisados é a educação quem detém maior peso na pontuação, considerando a oferta de vagas e cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

"O objetivo maior é mensurar o potencial de escalada na carreira profissional que essas cidades podem oferecer". O quesito vigor econômico é a inovação da pesquisa este ano. Antes o indicador era baseado no volume de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a cada localidade, hoje substituído pelo Imposto Sobre Serviços (ISS). "O FPM tem como mote amenizar as desigualdades regionais, mas agora com o ISS temos um quadro mais fidedigno da real capacidade de arrecadação e da força econômica de cada município".

Entre as capitais do país, Cuiabá ocupa a 7ª colocação nacional em vigor econômico e a 2ª posição do Centro-Oeste. O desempenho no ranking desse segmento é o melhor entre os 3 itens pesquisados. Várzea Grande está na 81ª colocação e Rondonópolis na 52ª posição. No item educação Cuiabá aparece em 21º entre as capitais e no segmento de saúde na 13ª posição.

Curiosamente no item educação Rondonópolis é superado por Sinop no item educação, cidade que não consta na lista de 100 melhores do país. Nesse segmento analisado Rondonópolis está na 58ª posição, Sinop em 40ª e Várzea Grande na frente com a 22ª colocação. Rondonópolis ocupa a 41ª colocação entre os municípios do interior em saúde, enquanto Várzea Grande não desponta entre as 100 melhores cidades.

São Paulo é a primeira cidade no ranking nacional, seguida pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Brasília (DF) ocupa o primeiro lugar na região Centro-Oeste, seguida por Goiânia (GO) e Cuiabá. Foram analisados 9 municípios no Centro-Oeste, 26 na região Sul, 62 no Sudeste, 20 no Nordeste e 9 cidades na região Norte do país.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295101/visualizar/