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Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Junho de 2006 às 15:08

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O café pode torná-lo mais sugestionável, segundo um novo estudo que sugere que isso acontece porque a cafeína "acorda" o cérebro. Pesquisas prévias já demonstraram que consumir cafeína pode melhorar a atenção e a performance cognitiva da pessoa, e que 200 mg (equivalente a duas xícaras) é a dose ideal. Agora, cientistas australianos pregam que doses moderadas de cafeína também podem fazer com que a pessoa seja mais facilmente convencida por argumentos que vão contra suas crenças.

No ano passado, Pearl Martin e seus colegas da universidade de Queensland, em Brisbane, Austrália, publicaram um estudo sugerindo que as pessoas tenderiam a concordar com argumentos contrários as suas crenças porque teriam aprimorada sua habilidade para entender as razões por trás desses argumentos. Mas, e se as pessoas tendem a concordar mais com o ponto de vista dos outros simplesmente porque tomar café as deixa mais bem-humoradas? Para resolver a questão, a equipe fez um novo experimento envolvendo cerca de 150 voluntários.

Essas pessoas responderam perguntas sobre sua atitude em relação a práticas médicas controversas, como a eutanásia. E receberam uma bebida cor de laranja que continha cerca de 200 mg de cafeína ou não continha cafeína nenhuma. Quarenta minutos depois, as pessoas leram argumentos selecionados que contradiziam a opinião particular de cada um.

Para determinar se a cafeína torna as pessoas mais abertas à persuasão porque melhora a função mental, ou porque melhora o humor, os pesquisadores também solicitaram tarefas para distração, como pedir que os voluntários circulassem cada letra "o" que aparecesse no texto. Também pediram que os voluntários usassem fones de ouvido e discriminassem as notas alta e baixas ouvidas apertando um botão, enquanto liam argumentos contra suas opiniões.

Os voluntários que consumiram o drinque com cafeína estavam mais propensos a mudar seu ponto de vista do que aqueles cujo drinque não continha o componente. Entretanto, quanto mais distraídas ou atrapalhadas estivessem as pessoas, menos tendiam a alterar seus pontos de vista.

Isso, segundo os autores do estudo, dá suporte à idéia de que um funcionamento mental melhor - em vez de um humor melhor - é a razão pela qual o café poderia tornar uma pessoa mais fácil de ser persuadida, pois os voluntários só estavam mais abertos à persuasão quando podiam se concentrar e assimilar o argumento persuasivo. As informações são do site New Scientist.





Fonte: Terra

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