Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 03 de Junho de 2006 às 10:43

    Imprimir


Muita gente acha o futebol italiano um porre por colocar a tática à frente da técnica. Mas, na campanha da seleção brasileira na Copa alemã, essa qualidade será decisiva para fazer o quarteto mágico funcionar.

Fora a própria Itália, claro, nenhuma seleção tem tantos jogadores atuando no "calcio" como o Brasil. São seis ao todo, sendo que o único que não é titular é o goleiro Júlio César. E os quatro que jogam na linha (Dida é o titular no gol) parecem mais adaptados ao esquema de Carlos Alberto Parreira.

O milanista Cafu não tem dado os mesmos espaços para os contra-ataques que o "espanhol" Roberto Carlos.

Emerson, da Juventus, vem protegendo os zagueiros bem. Kaká, outro do Milan, é a peça-chave do quarteto e consegue na seleção ofuscar até Ronaldinho, o melhor do mundo.

No ataque, Adriano, jogador da Inter de Milão, goleia Ronaldo na artilharia desde que o tal quarteto foi montado.

E todos eles apontam a vivência na Itália pela leitura mais rápida das instruções dadas por Parreira na seleção.

"Hoje eu enxergo muito mais o jogo. A disciplina tática na Itália é muito exigida. Uma coisa é enxergar o jogo taticamente de fora do campo, outra é fazer isso jogando, de cabeça quente. Na Itália, aprendi a fazer isso, a observar como o rival está taticamente", afirma Kaká.

"É uma vantagem. O europeu, principalmente o italiano, é quase perfeito taticamente. Eles dão muita ênfase para a parte da disciplina tática. E isso é uma vantagem para nós, brasileiros, quando o professor Parreira pede para a gente se adaptar ao esquema que ele quer", acrescenta Cafu.

"Futebol na Itália é muito tático, muita força. E isso facilita para a gente quando chega à seleção", analisa Adriano.

Enquanto muitos jogadores, como Ronaldo e Ronaldinho, pouco falam de funções táticas nas entrevistas, os "italianos" da seleção dissertam sobre o tema com bastante facilidade.

"Não existe essa história de quadrado. A gente vai mudando a formação conforme o jogo. Na hora de defender, quando a jogada é pela direita, fico perto do Ronaldinho. Se roubo a bola, meu primeiro passe é para ele", diz Kaká, que mostrava muito entusiasmo quando falava ontem sobre o tema no hotel que abriga a seleção em Weggis.

Cafu pede prudência aos colegas para fazer o esquema de Parreira vingar. "No dia do jogo, não vamos atacar com sete. A responsabilidade de atacar é dos quatro da frente." O lateral não entra na onda de excesso de otimismo sobre a escolha do treinador. "Só vamos saber se o quarteto vai funcionar quando a Copa começar."

O capitão até fala em seguir os passos de um ídolo italiano. "Acho que vou para a zaga, será mais fácil, já que tenho noção de posicionamento. Quem sabe serei um [Franco] Baresi da vida", fala o lateral, citando o italiano que brilhou como zagueiro do Milan e de sua seleção já perto de fazer 40 anos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297086/visualizar/