Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 03 de Junho de 2006 às 04:40
Por: Jose ribamar Trindade

    Imprimir


A Defesa Civil de Mato Grosso, órgão ligado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), registrou, nos últimos 12 meses, 42 ocorrências de Acidentes Ambientais envolvendo Produtos Químicos Perigosos. A maioria das ocorrências - 36 no total trata-se de acidentes no transporte rodoviário. Apenas seis casos foram registrados na área urbana da Grande Cuiabá. Dependendo do grau de periculosidade do acidente, as multas variam entre R$ 50 e R$ 50 milhões. A meta, no entanto, é evitar tragédias, grandes ou pequenas para que não destruam o meio ambiente e não matem pessoas.

Os acidentes causados por produtos químicos, ocorrem causando prejuízos às pessoas, bens ou ao meio ambiente. Geralmente esse tipo de acidente deixa para trás rastros de destruição que pode atingir proporções incalculáveis se não houver uma rápida ação das autoridades competentes.

O Capitão Bombeiro Militar Paulo Correia Rodrigues, Gerente de Atendimento à Emergência com Produtos Perigosos da Defesa Civil Estadual explica que a primeira providência a ser tomada é isolar a área atingida para evitar que mais pessoas sejam contaminadas. Depois, segundo o Capitão Paulo Correia, vão acontecer uma série de procedimentos, entre eles a descontaminação das pessoas e da área atingida.

Dependendo do tipo de acidente, pessoas e empresas podem ser responsabilizadas, mesmo quando não haja dolo, e as multas serão aplicadas de acordo com o que determina a lei que rege os crimes ambientais. A Defesa Civil e a Sema, segundo o Capitão Paulo Correia, acompanham todos os procedimentos dos trabalhos técnicos.

As notificações também podem preceder à recuperação das áreas atingidas e a destinação adequada dos resíduos perigosos gerados em decorrência do acidente. Nos últimos 12 meses, apesar das 42 ocorrências registradas, apenas dez multas foram aplicadas.

A SEMA e a Defesa Civil, segundo o Capitão Paulo Correia, dispõem de um telefone de emergência, onde uma equipe pode ser acionada por qualquer pessoa, inclusive com ligação a cobrar, dia e noite. Pelo telefone 9983-2897 as pessoas podem, tanto fazer denúncias anônimas de crime contra o meio ambiente envolvendo produtos químicos perigosos, como acionar a SEMA (0800653838), a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) e as Polícias Rodoviárias Estadual (198) e Federal (191) para atendimentos de emergência, também dia e noite.

Os organismos ligados a preservação e controle do meio ambiente também estão realizando diariamente trabalhos de conscientização, principalmente junto às empresas responsáveis pelo manuseio e transporte de produtos químicos perigosos, pois a meta principal é evitar os acidentes.

A Defesa Civil e a Sema, segundo o Capitão Paulo Correia, realizam orientações à distância ou presencial através de técnicos altamente capacitados, sobre como proceder até a chegada de uma equipe especializada para atender ao acidente. Este serviço também está disponível durante 24 horas através do telefone (65)9983-0275.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297180/visualizar/