Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 16:02

    Imprimir


O governo da presidente Michelle Bachelet aceitou parte das reivindicações dos estudantes secundaristas do Chile, que desde terça-feira estão em greve nacional. "Resolvi tomar novas medidas para garantir que nossos jovens estudem tranqüilos e em boas condições", afirmou a presidente socialista, em mensagem transmitida por cadeia nacional de televisão e rádio.

Entre as medidas estão o passe livre para todo jovem que precise de transporte público gratuito, "24 horas por dia, sete dias por semana e durante todo o ano letivo".

Bachelet também anunciou bolsas de estudos para 155 mil estudantes e um projeto para modificar a Lei Orgânica Constitucional de Ensino. Além disso, prometeu criar um Conselho Presidencial para a Educação.

Bachelet destacou que "hoje é momento da reforma da qualidade e de decidir o futuro do país. Queremos um Chile mais justo para seu povo e seus estudantes".

A presidente enfatizou a importância de igualdade de oportunidades para os jovens. Para ela, o governo deve atuar de forma responsável em todos os setores. Por isso, explicou que algumas reivindicações eram "muito caras", como o transporte gratuito.

"O custo estaria na faixa de 166 bilhões de pesos (US$ 313.207) ao ano, o que é equivalente a 33 mil novas casas populares, ou a atender 230 mil crianças a mais em creches", comparou Bachelet. "O Executivo não faz promessas que não possa cumprir", acrescentou.

Ultimato

As medidas foram anunciadas por Bachelet um dia antes de vencer o ultimato da Assembléia Coordenadora de Estudantes Secundários, que ameaçava convocar uma greve "social" no país na próxima segunda-feira se as suas reivindicações não fossem atendidas.

César Valenzuela, um dos dirigentes de entidade, afirmou após a mensagem do governante que amanhã haverá uma assembléia para analisar as propostas do governo e tomar uma decisão.

Os estudantes chilenos promoveram hoje novas manifestações que terminaram em incidentes. Segundo a Polícia, que repeliu os protestos com gases lacrimogêneos e jatos de água no centro da capital, houve pelo menos 80 detidos e vários feridos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297237/visualizar/