Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 09:57

    Imprimir


Estudantes de escolas públicas e privadas de Cuiabá tem até o dia 6 de junho para escolherem os símbolos da fauna e da flora para a II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, evento que será realizado no período de 5 a 8 de junho nas dependências da Escola Estadual “Liceu Cuiabano”, localizada na Rua Presidente Marques, esquina com a Getúlio Vargas. Com o tema “Sustentabilidade e qualidade de vida”, a II Conferência é um fórum privilegiado para o debate sobre as políticas públicas em determinado setor da vida da cidade, em especial o meio ambiente.

O diretor do Centro de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), o geógrafo Abel Nascimento, explica que cabe às escolas organizar a estrutura da eleição em suas unidades de ensino. O trabalho consiste na escolha de um dia ou um período para que a comunidade escolar – professores, alunos e funcionários -, possa, mediante processo eleitoral, escolher o animal e a planta, símbolos, respectivamente, da fauna e flora locais.

“Basta que os alunos coloquem suas sugestões em uma urna e depois fazer a apuração para saber o nome escolhido no processo eleitoral para os dois segmentos”, informa ele. O procedimento busca cumprir a uma lei municipal relativa ao ano de 1993 de autoria do então vereador Carlos Carlão Nascimento. Depois de realizado o trabalho de escolha dos símbolos da fauna e da flora, as escolas necessitam efetuar suas inscrições junto à Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Meio Ambiente. As inscrições estão abertas desde o dia 8 de maio.

“Cada conferência reúne segmentos interessados sobre a temática a ser discutida, momento para que a sociedade civil organizada contribua para definir como devem ser tratadas as questões relativas a determinadas áreas ambientais. Portanto, a conferência é um espaço de ampla e intensa participação dos cidadãos na definição de prioridades das políticas públicas, nas quais destacamos nas discussões temáticas a Educação Ambiental, Biodiversidade, Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos”, explica o engenheiro civil Sílvio Barreto, coordenador do evento e também da Comissão de Patrimônio Imobiliário (CPI).

O dirigente narra que atualmente faz-se necessária uma política ambiental crítica que promova a reconstrução dos significados das relações sociais, reavaliando a ordem política e econômica instaurada, devendo ser fortemente garantidas no decorrer da Conferência para alcançar de fato o desenvolvimento sustentável.

“A Conferência Municipal de Meio Ambiente possibilita o exercício do direito de todo cidadão de participar democraticamente da construção de diretrizes ambientais sustentáveis para o município, principalmente no que concerne à construção da ‘Agenda 21’ e da ‘Carta Ambiental de Cuiabá’”, completa Sílvio.

No decorrer do evento serão oferecidos sete minicursos: serpentes e animais peçonhentos, educação ambiental lúdica, pegadas ecológicas, compostagem orgânico-artesanal e minhocultura, resíduos sólidos e realidade local, dispersão de frutos e sementes, e bioindicadores de qualidade ambiental.

Os minicursos são voltados para estudantes e professores da rede pública e privada de ensino, pesquisadores, ambientalistas e pessoas que se interessam por iniciativas na área ambiental.

Além dos minicursos, a conferência apresenta uma programação que contempla a apresentação de resultados de estudos e pesquisas, exposição de trabalhos didáticos e de espécies de peixes da nossa região.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297322/visualizar/