Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 09:35
Por: angela fogaca

    Imprimir


Depois de quase 40 dias de bloqueios nas rodovias federais, um novo tratoraço está sendo articulado pelos agricultores de Mato Grosso. Cerca de 2 mil tratores e máquinas agrícolas estão sendo mobilizadas para a nova ação do movimento "Grito do Ipiranga". De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, o destino do tratoraço desta vez será São Paulo.

As máquinas vão sair de bases como Sinop, Campo Novo do Parecis, Barra do Garças, Alto Taquari, rumo a Cuiabá. No caminho, pelas cidades, serão distribuídos alimentos. “Vamos levar porcos, galinhas, alimentos e distribuir tudo para o povo”, afirmou Galvan.

O tratoraço a princípio deveria ser realizado nos próximos dias, mas como uma comissão está negociando as reivindicações dos produtores em Brasília, foi decidido, segundo Galvan, dar uma trégua até no próximo dia 12.

"Ontem nós protocolamos uma nova pauta no Ministério da Agricultura e eles ficaram de analisar e nos dar um parecer até o dia 12", afirmou o sindicalista. Os agricultores reivindicam redução na taxa de juros das dívidas, criação de um dólar exportação, redução sobre os preços do diesel, desoneração dos insumos agrícolas, liberação para importação de agroquímicos genéricos e das cultivares transgênicas, renegociação imediata dos investimentos e custeios e a garantia do preço mínimo aos produtos agrícolas, com margem de rentabilidade de 30% para cada cultura.

Ontem, os produtores já tiveram uma pequena vitória em Brasília: conseguiram que o ministério suspendesse o leilão Prop de soja marcado para hoje.Da forma como tinha sido elaborado, a soja afixada nas traddings não seria leiloada. "Da forma afixada, essa soja é considerada como vendida, mas nas verdade ainda não foi comercilizada. Então, hoje estão sendo redigidas as novas regras do leilão do Prop", disse Galvan.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297331/visualizar/