Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Maio de 2006 às 15:07

    Imprimir


O abacaxi promete se tornar uma importante fonte de emprego e renda para os 13 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Vale do Rio Cuiabá. Os prefeitos participantes do consórcio se em Nossa Senhora do Livramento (33 km de Cuiabá) para discutir a cadeia produtiva do abacaxi. Durante a reunião ficou definida a forma de implantação da cultura nos treze municípios. O processo terá o apoio do setor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Banco do Brasil.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, a expectativa é plantar 800 hectares da fruta no primeiro ano e dobrar o número no segundo. “As prefeituras vão fornecer as mudas e os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado farão as visitas in loco para definir a área plantada em cada cidade”, destacou. O presidente do Consórcio informou que a produção dos municípios será absorvida por uma fábrica de sucos que tem interesse de montar uma unidade móvel em Cuiabá. A capacidade da fábrica é de 20 mil toneladas de abacaxi por mês.

O Consórcio do Vale do Rio Cuiabá foi formado em 31 de dezembro de 2005, como o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. Em cinco meses de existência o Consórcio já possui personalidade jurídica com sede rotativa, que teve início em Rosário Oeste, e um escritório administrativo em fase de implantação na Capital. “O consórcio é uma clara demonstração de que, unidos, os municípios têm mais força para lutar por melhorias para a região e esse conceito está sendo difundido em várias regiões”, destacou o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos.

Durante a reunião em Livramento, os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer uma ferramenta importante no dia-dia da administração pública: um sistema eletrônico de cotação de preços voltado para licitações. Segundo informações da empresa prestadora desse serviço o Governo Federal pretende chegar em 2006 a 44% de compras através de cotações eletrônicas. Para o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o sistema de cotação eletrônica é uma ferramenta que deve ser usada em todos os municípios. “Além da economia que é fantástica, de 10 a 15%, os prefeitos realizam as compras de forma mais transparente e justa, onde vence quem realmente apresenta o melhor preço. Ganha a empresa e ganha ainda mais a população”, ressaltou.

Durante a reunião os gestores escolheram também o secretário executivo do Consórcio. Dois nomes foram apresentados e o escolhido foi o advogado Benedito Rubens de Amorin. Os prefeitos Zeno Gonçalves e Faustino Neto fizeram ainda um relatório sobre a viagem dos dois a Europa. Os gestores participaram de uma Missão de intercâmbio do Sebrae em março deste ano.

A próxima reunião do consórcio será realizada no dia 19 de junho em Cuiabá e os prefeitos irão trocar experiências e participar de um Seminário sobre Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Baixada Cuiabana. “Queremos compartilhar os erros e acertos da nossa experiência como administradores públicos”, lembrou Wilson Santos.

Participaram da reunião os prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Nobres, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Acorizal.





Fonte: Agência de Notícias do Município

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/297942/visualizar/