Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Maio de 2006 às 07:28

    Imprimir


As investigações da PF no âmbito da Operação Sanguessuga, que apura o desvio de verbas federais em convênios para compra de ambulâncias, revelam que a quadrilha que operava no Congresso e no Ministério da Saúde podia estar planejando ações mais ousadas na esfera federal por meio de contatos com a cúpula do PMDB de Minas, presidido pelo ex-ministro Saraiva Felipe (Saúde).

Grampo telefônico feito pela PF em 15 de dezembro de 2005 mostra o empresário Darci Vedoin, dono da Planam e cabeça do esquema, contando para Maria da Penha Lino, assessora do ministro, que havia sido apresentado pelo secretário do PMDB mineiro a Sérgio Amaral, ex-superintendente de Desenvolvimento do Norte de Minas e braço direito de Felipe. Vedoin diz que Amaral é de Minas e "faz as coisas do homem".

Penha, que havia trabalhado na própria Planam e foi chamada para o gabinete de Saraiva Felipe em agosto de 2005, diz que essa pessoa "pode mexer com outras coisas" de interesse do grupo. Até agora o Ministério da Saúde não apresentou explicações sobre os motivos que levaram Saraiva Felipe a convidar Penha para um cargo-chave, responsável pelo acompanhamento das emendas parlamentares e pela análise técnica dos convênios.

O advogado da ex-funcionária, que está presa, disse que ela conheceu o ministro na época em que trabalhou para o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. Em seus depoimentos, Penha tem dito que o ministro não sabia de suas articulações com a família Vedoin, mas, nos grampos, é dito por integrantes da quadrilha que Darci teria sido um dos responsáveis por sua indicação para o posto.

Desde 2001, o empresário montou uma poderosa rede de contatos com parlamentares e assessores do Congresso para direcionar emendas do orçamento para a "aquisição de unidades móveis" nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia e, principalmente, Saúde.

Inadimplentes - Os grampos mostram que os Vedoin tinham informações sobre as conversas que o senador Ney Suassuna (PB), líder do PMDB, tinha com Saraiva Felipe sobre a liberação de emendas de seu interesse.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298092/visualizar/