Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Maio de 2006 às 07:19
Por: Téo Menezes

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PPS) pagará a folha salarial de maio de todo o funcionalismo público sem o aumento de 5,05%. Ele culpa os deputados Vera Araújo (PT) e Zé Carlos do Pátio (PMDB) pela não-inclusão do reajuste, o que prejudicará 78,7 mil trabalhadores do Estado.

Maggi argumenta que o projeto de lei que concede o reajuste linear ao funcionalismo está desde abril na Assembléia Legislativa e que o dinheiro já se encontra nos cofres do governo. Apesar disso, segundo ele, a matéria não teria sido votada pelo interesse dos parlamentares em "pressionar" o governo.

"Já mandei confeccionar a folha de maio e decidimos não incluir o reajuste agora porque eles dois seguraram demais o projeto. Queriam fazer pressão, o que não funciona", afirmou Maggi, durante solenidade realizada no Palácio Paiaguás em comemoração ao seu 50º aniversário de nascimento.

O governador também descartou acatar a reivindicação de Vera Araújo e Zé do Pátio, que insistem na aprovação do aumento diferenciado de 19,40% para os profissionais da educação. "Isso não tem a mínima possibilidade de ocorrer. Basta olhar para os nossos Estados vizinhos que vamos vez que o momento é de dificuldade", completou.

O projeto que concede a revisão anual do salário não foi votado porque Zé do Pátio pediu vistas da matéria. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia. O adiamento da votação conta com apoio da deputada Vera.

De acordo com o secretário de Administração, Geraldo de Vitto, hoje é o último dia para se aprovar o reajuste na tentativa de fazê-lo vigorar a partir de maio. O problema é que, mesmo que seja aprovado até o fim do dia, a SAD levará mais 10 dias para confeccionar a folha de pagamento. Isso resultaria no atraso do salário, pago geralmente até o quinto dia útil do mês. "Diante desse impasse, decidimos "rodar" a folha sem o aumento", argumenta Maggi.

Mesmo sem incluir o reajuste na folha, o governo estuda formas de pagar o aumento a partir de julho. A expectativa é de que o incremento seja retroativo a maio, mas isso ainda não foi avalizado pela equipe jurídica da SAD.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298093/visualizar/