Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 30 de Maio de 2006 às 06:52
Por: Camila Castillo

    Imprimir


A exposição “Arte encarcerada” será aberta nesta terça-feira (30.05), a partir das 18 horas, na Galeria Mato-Grossense de Artes Visuais. A exposição mostra alguns dos resultados do projeto homônimo proposto e coordenado pelo sociólogo Ismar Caetano Monteiro. A exposição vai até a sexta-feira (02.06).

O projeto “Arte Encarcerada” tem o apoio da Lei Estadual de Fomento à Cultura, sendo iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A partir dele, os reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) manifestaram suas idéias e pensamentos por meio de pinturas. “O projeto é muito mais que um curso de pintura, cada tela está conseguindo restabelecer a dignidade do interno”, afirma Monteiro. O sociólogo também explica que os reeducandos não tiveram nenhum tipo de aula de pintura. “Cada traço nas telas saiu exclusivamente da imaginação deles”.

Monteiro explicou ainda que o objetivo principal do projeto é resgatar a dignidade dos reeducandos do Centro, com base na confiança e na liberdade de temas para as telas. Desde setembro de 2005, os 16 presos participantes do projeto têm a pintura como parte de suas atividades.

As telas escolhidas para participarem da exposição são as que melhor expressam o objetivo do projeto. “E não ficam devendo muito ao trabalho de outros artistas”, ressalta Monteiro. Num primeiro momento, as telas não serão comercializadas. “Porque elas são a prova concreta de um projeto de inclusão bem sucedido”, explica Monteiro.

A exposição recebeu convites para participar em outras galerias. “No entanto, ainda não há uma programação de exibição dessas telas”, conclui o coordenador.

A Galeria Mato-Grossense de Artes Visuais fica na sede da Secretaria de Estado de Cultura, na Avenida Getúlio Vargas, centro. Para informações adicionais os interessados devem ligar para o telefone (65) 3613- 9214.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298096/visualizar/