Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 28 de Maio de 2006 às 09:50

    Imprimir


Teerã 28 mai (EFE).- As autoridades iranianas asseguraram hoje que vários islâmicos estrangeiros foram detidos na Síria por sua suposta relação com os atentados do ano passado na província do Khuzestão, a região árabe do sudoeste do Irã. Segundo a agência iraniana "Irna", Mohsen Farah Neyad, conselheiro político e de segurança do governador do Khuzestão, disse hoje que as detenções foram feitas "em coordenação entre as autoridades da Síria e do Irã", mas não informou o número de prisões.



Farah Neyad disse que os detidos têm "idéias salafistas" (extremistas que defendem a volta às origens do Islã), e acrescentou que ainda não concluíram todas as detenções.

Pelo menos nove pessoas morreram em abril e junho do ano passado em uma série de distúrbios protagonizados por grupos árabes iranianos que denunciavam um plano do Governo para alterar a composição étnica da cidade.

O conselheiro disse, além disso, que a Turquia deteve Ali Ayashi, uma das supostas autoridades financeiras dos grupos separatistas do Khuzestão, mas se queixou que as autoridades turcas se negam a conceder sua extradição ao Irã.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298382/visualizar/