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Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 06:46
Por: Nika Pereira

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As dificuldades na rotina escolar presenciada pelos professores durante as aulas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo debatidas, durante as oficinas realizadas no Seminário Educação de Jovens e Adultos – Construindo Identidade. Nas oficinas, os profissionais trocam experiências e fazem avaliações das práticas pedagógicas oferecidas para os alunos.

Participam do seminário de formação continuada 280 professores do Ensino Fundamental e coordenadores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos. Ao todo cinco mil alunos serão beneficiados. A formação, que começou na última segunda-feira (22.05) ocorre em período integral até esta sexta-feira (26.05), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

De acordo com os professores de Poconé essa é uma oportunidade para que sejam expostas as dificuldades de cada docente. “No município estamos com problemas de evasão escolar e sabemos que temos que adotar uma medida urgente para combater isso”, acrescentou a professora Maria Lúcia Arruda.

Já a professora Benedita Márcia, também do município de Poconé, acrescenta que além da evasão é difícil conseguir prender a atenção do aluno, por causa das diferenças de idade. “Temos que descobrir um meio de tornar a escola mais atrativa para esses estudantes. Descobrir o que é interessante pra eles, melhorar a forma como transmitimos a educação. Com isso, estaremos ajudando tanto na formação do caráter quanto no exercício da cidadania, conseqüentemente no desenvolvimento do município”.

Poconé, localizado a 104 km de distância de Cuiabá, desenvolve a EJA em duas escolas estaduais: Frei Carlos Valete e Antônio João Ribeiro de Arruda. Em Mato Grosso, o município foi incluído no programa por apresentar baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este é o critério usado pelo Ministério da Educação na escolha dos municípios. Além de Poconé mais 14 cidades também foram contempladas.

A coordenadora do seminário, Zileide Lucinda dos Santos, destaca a importância dos professores em dar continuidade ao aprendizado criando grupos de estudos. “Acredito que só assim será possível resolver os problemas detectados por esses professores, mas o trabalho não pode parar por aqui”, disse.

O Fazendo Escola/PEJA - Programa de Apoio à Educação de Jovens e Adultos é desenvolvido pelo Ministério da Educação em conjunto com os governos estaduais e municipais, por meio da transferência, em caráter suplementar, de recursos administrados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Peja destina-se a atender o cidadão que não teve a oportunidade de acesso ou permanência no Ensino Fundamental na idade escolar própria (dos sete aos 14 anos).

Além da formação continuada, o Ministério da Educação (MEC) repassa às unidades escolares um recurso financeiro para a merenda escolar desses alunos, kits de material didático pedagógico, acervo bibliográfico e kit básico de material didático para os professores. Cabe a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o assessoramento técnico pedagógico as unidades escolares contempladas pelo programa, implementar a sala do professor e editar, publicar os anais do seminário Educação de Jovens e Adultos Construindo Identidade.





Fonte: Da Assessoria

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