Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Maio de 2006 às 17:26
Por: Andre Xavier

    Imprimir


Para o governador Blairo Maggi, a possibilidade da Petrobrás desenvolver em breve o programa brasileiro do biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais colocará Mato Grosso numa situação de destaque no cenário nacional. Na sua opinião, a produção do diesel a partir dos óleos tem tudo para se transformar numa grande alternativa energética para o Brasil e para o mundo. “O biodiesel é um combustível limpo e não causa poluição e há todo o interesse da Petrobrás em desenvolver esse programa que pode ser comparado ao programa do álcool na década de 70. Até porque interessa à Petrobrás, quando acabar o petróleo dizer que temos outra alternativa, o biodiesel”, enfatizou.

Bastante otimista com a posição confortável do Estado neste processo, Maggi ressalta outro benefício do programa. “Com essa nova matriz energética a ser adotada pelo país, Mato Grosso passa a ser um dos principais fornecedores da matéria prima utilizada na produção do biodiesel e ainda passará a arrecadar o ICMS sobre o produto”, afirmou.

Segundo ele, o Estado produz hoje 53 milhões de toneladas de soja e já beneficia 50% da soja que produz e que é totalmente exportada, no entanto, em função da Lei Kandir, não recolhe sobre o produto exportado, porém, com a produção de óleo de soja, mamona ou girassol, o Estado passa a recolher diretamente sobre a produção. “Alargam-se muito as perspectivas do Estado na construção desse novo perfil econômico no futuro”, destacou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299198/visualizar/