Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Maio de 2006 às 20:20

    Imprimir


O governo vai concentrar esforços em ações para aumentar a oferta de gás natural no Brasil e, com isso, reduzir a dependência do gás da Bolívia, que hoje chega a 40% do total consumido no país. A informação foi dada hoje (22) pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, João Souto.

Durante seminário sobre a Política Nacional para o Gás Natural, Souto afirmou que "com as ações previstas, a oferta no país terá um aumento de quase 200% nos próximos cinco anos, passando dos atuais 48 milhões de metros cúbicos para 100 milhões de metros cúbicos".

A conversão para bicombustível das usinas termelétricas que usam o gás natural encabeça a lista de ações para reduzir a demanda e, segundo o secretário, terá início já em 2007. Na área de infra-estrutura de transporte do gás, acrescentou, estão previstos investimentos de US$ 4,5 bilhões para a construção de novos gasodutos.

Ainda de acordo com João Souto, a oitava rodada de licitações de áreas de exploração e produção de petróleo e gás da Agência Nacional do Petróleo (ANP), prevista para novembro, dará prioridade a áreas de grande potencial de reservas de gás localizadas no Amazonas, Espírito Santo, Santos (SP) e na bacia de Campos (RJ).

"A antecipação, de 2012 para 2008, do início da produção de gás natural no Espírito Santo também faz parte do programa para aumentar a oferta do produto e atender o crescente mercado de gás no Brasil", garantiu o secretário, no encontro que reuniu especialistas e representantes do governo do estado do Rio de Janeiro e de empresas que atuam no setor.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299427/visualizar/