Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 08:59
Por: Sergio Edson

    Imprimir


O vereador Wanderley Paulo (PMDB) acredita que o governo federal, finalmente, deverá ceder e apresentar um pacote de medidas que solucionem a crise na agricultura brasileira. O otimismo surgiu a partir de uma conversa nesta terça-feira (16), em Brasília, com o governador Blairo Maggi logo após a audiência com o presidente Lula.

Segundo o líder da oposição na Câmara de Sorriso, o governador mostrou-se otimista com o encontro.

Segundo Wanderley Paulo, Maggi e mais sete governadores pediram uma avaliação do governo federal sobre a situação atual da agricultura no país. Segundo os governadores, o setor passa por uma fase delicada, em razão da crise da agropecuária e de seus reflexos nos demais segmentos agrícolas, que estão sendo direta ou indiretamente afetados.

“O presidente pediu aos governadores um prazo até o próximo dia 25, quando o governo federal anunciará Plano Safra e apresentará medidas de reestruturação da agricultura brasileira”, informou o vereador, acrescentando que Lula determinou aos ministros Guido Mantega, da Economia, Roberto Rodrigues, da Agricultura, e ao economista e consultor Paulo Rabelo de Castro, representante dos produtores rurais, a formação de um grupo de estudos para traçar sugestões que fomentem o setor agrícola.

Em Brasília, de acordo com Wanderley, o clima é de otimismo. “Blairo disse que o presidente se mostrou sensível aos problemas enfrentados pela agricultura. O governo federal busca, pela primeira vez uma solução para o agronegócio”.

O vereador Santinho Salerno (PSDB) também acredita que finalmente o presidente Lula acordou para a crise no setor produtivo. Para ele, é importante que o governo resolva, principalmente, a questão do câmbio. “Eu concordo com o o governador Blairo Maggi, que afirma que a desvalorização de 45% do valor do dólar em relação ao real, ocorrida nos dois últimos anos, é um dos grandes causadores da crise na agricultura brasileira", disse. Segundo ele, a situação se agrava com a elevada taxa de juros do mercado e o aumento dos custos de produção.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou, no encontro, que o governo "tem clareza" das necessidades da agricultura e deve anunciar novas medidas de apoio à produção da safra 2006-2007.

O consultor Paulo Rabelo de Castro, por sua vez, afirmou que o agronegócio está sofrendo um processo de "desmanche, que pode ser prenúncio de uma crise além do próprio setor agrícola, com grandes proporções econômicas".

De acordo com ele, o governo dispõe de "ferramentas legais" para agir a "qualquer momento" em favor da produção agrícola. Ele citou como exemplo o artigo 10 da lei 4.595/64, que determina aos bancos recolher 100% dos depósitos à vista para financiamento da agricultura, com juros favorecidos.

Todos os vereadores de Sorriso estão em Brasília para reforçar a pressão contra o governo federal e retornam a Mato Grosso nesta quarta-feira (17).





Fonte: Clichoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300605/visualizar/