Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 17:19
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


O Governo do Estado publicou no Diário Oficial de 09 de maio, que circula nesta quarta-feira (10.05), o edital número 003/2006 que trata do concurso para o provimento de 80 vagas para o cargo de professor da Educação Básica, na modalidade Educação Indígena.

As inscrições serão realizadas entre os dias 22 e 26 de maio, nos postos de atendimento de Cuiabá, Juína e Barra do Garças. O salário inicial do professor é de R$ 1.032,81.

Os requisitos básicos exigidos aos que se habilitarem a uma das vagas são: ser índio, pertencente a uma das etnias indígenas de Mato Grosso e ter diploma, devidamente registrado, de curso superior nas habilidades de ensino de Educação Básica.

O candidato ainda deverá apresentar, no ato da inscrição, uma carta de recomendação da comunidade indígena a qual pertence, referendada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Esse é um dos mecanismos utilizados pelo Governo para garantir a autonomia e as especificidades sócio-cultural dos povos indígenas.

Pioneirismo

A realização do concurso público para professores indígenas é inédita no país. Para que fosse concretizado, o Governo do Estado de Mato Grosso estruturou, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Administração (SAD), o edital 003/06 de forma específica para a seleção de professores habilitados para a função de docência a Educação Indígena.

A fase de estruturação do edital foi objeto de amplas discussões e decisões por parte de uma comissão composta pela Superintendência de Gestão de Recursos Humanos da Seduc, entidades representantes dos povos indígenas e outros segmentos públicos envolvidos com o processo de formação acadêmica e de controladoria.

O oferecimento de vagas para professores indígenas graduado foi possível no Estado graças a uma outra ação do Governo do Estado: o 3º Grau Indígena.

Provas e Resultados

As provas serão aplicadas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no dia 11 de junho. O processo seletivo será dividido em duas provas: a objetiva - abordando Língua Portuguesa, Arte e Literatura, Ciências da Natureza, Matemáticas e Sociais e conhecimentos específicos - e de redação.

Outras informações podem ser obtidas nos sites da Unemat (www.unemat.br/concursos), da SAD (www.concursos.sad.mt.gov.br) e da Seduc (www.seduc.mt.gov.br), nas sede desses órgãos ou com a Central de Atendimento da Coordenadoria de Concursos e Vestibulares da Unemat, pelo telefone 65 3222 1090. A lista dos aprovados deve sair no dia 26 de junho.

Esta é a primeira fase do concurso programado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que prevê a abertura de mais 2.200 vagas, sendo 2 mil para professores da Educação Básica e 200 para técnicos. O edital para essas vagas será publicado em no máximo, 30 dias.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301872/visualizar/