Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 11:58

    Imprimir


A Enfermaria de Doenças Infecciosas do Hospital Regional de Sorocaba, parte integrante do convênio com a PUC/SP na cidade, é uma das poucas do Estado de São Paulo dotada de isolamento reverso. A tecnologia impede que microorganismos eliminados por pacientes portadores de doenças com alto risco de transmissão - gripe aviária, por exemplo - atinjam outras áreas do hospital, potencializando o risco de contaminação.

O dispositivo faz parte das novas tecnologias de biossegurança. Seu funcionamento consiste na filtragem rigorosa da exaustão do ar de um ambiente ao meio externo. O sistema utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), considerados os mais eficazes do mundo. Para se ter idéia, a taxa de retenção de partículas minúsculas – aquelas com até 0,03 mícrons, 75 vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo – é de 99,97%.

Segundo o professor-doutor Marcos Vinícius da Silva, da disciplina de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da PUC/SP e diretor da Divisão Científica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o alto custo dos equipamentos, sobretudo dos filtros, dificulta a aquisição do dispositivo por outras instituições de saúde no País.

Na Enfermaria de Doenças Infecciosas do Hospital Regional de Sorocaba, todos os oito quartos são dotados de isolamento reverso, ou pressão negativa, como também é denominado o sistema. Ao todo, a enfermaria está preparada para atender 16 pacientes. “Sabemos que o vírus da gripe aviária pode sofrer mutações, mas não sabemos o quanto de infectividade poderá apresentar”, alerta o médico.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301926/visualizar/