Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 02:23
Por: Maria Angelica Oliveira

    Imprimir


Na fazenda do produtor rural Luiz Roberto Zillo, em Cáceres, os gastos por arroba são cerca de 28% menores que a média de outras propriedades rurais. Para reduzir os custos para R$ 29, Zillo implantou o sistema de suplementação a pasto. Ele garante que a implantação do sistema é barata, prática e fácil de fazer. “Precisamos basicamente de cochos e locais para armazenar a ração. Não é preciso construir nenhuma outra estrutura”, diz.

A iniciativa implantada na Fazenda Santo Antônio foi inscrita no Top Enipec e levou a melhor. O prêmio, organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), foi criado com o objetivo de valorizar os produtores que têm sistema de gestão na propriedade. O resultado foi divulgado nesta terça (9), no Enipec 2006 (Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária), que está sendo realizado no Centro de Eventos do Pantanal. De acordo com o coordenador do Enipec, Luiz Carlos Meister, a Famato, acredita que a situação do pecuarista só pode melhorar a partir de uma gestão eficaz. “Queremos estimular a participação dos produtores. Eles precisam mostrar o que está dando certo”, explica.

A propriedade recebeu um certificado e a fazenda foi indicada como unidade demonstrativa do sistema de gestão agropecuária. Além disso, o case de sucesso ganhará uma matéria na revista Produtor Rural. O sistema consiste na suplementação dos animais feita com uma ração, a base de resíduos da agricultura e de grãos. “Com isso evitamos o sistema sanfona do bovino, comum na época das secas e, também o descarte do rebanho que normalmente acontece em função da falta de capim”, explica o pecuarista que implantou a suplementação a pasto há seis anos em sua propriedade. Ele garante que até 2005 foi vantajoso, mas que 2006 é um ano atípico e que só poderá falar sobre as vantagens e desvantagens no fim do ano.

Zillo que também é zootecnista conta que tem recebido várias visitas. “Na região de Cáceres o sistema já foi bem divulgado. Também tenho recebido produtores de outros Estados. Os tradicionais acreditam que é difícil de implantar o sistema, mas depois que faz a suplementação a pasto um ano, percebe que é fácil e barato”. Ele se inscreveu no Top Enipec porque acredita que é preciso divulgar os projetos que estão dando certo. “Além disso, a inscrição do meu projeto para o Top Enipec foi um desafio de vida”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302052/visualizar/