Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 09 de Maio de 2006 às 19:10

    Imprimir


Para o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC), por mais que se fale em crise no agronegócio, essa situação ainda não se concretizou em números na balança comercial brasileira. Isto quer dizer que as exportações continuam crescendo, apresentando melhoras em relação ao mesmo período do ano passado.

A carne, produto do qual o Brasil é o maior exportador, apresentou no primeiro trimestre de 2006 exportações 12,7% maiores que no mesmo período de 2005. A soja foi 20% maior. “Sabemos que houve queda na produção de aproximadamente 20%, mas o reflexo disso nas exportações ainda não é visível. Por isso a crise hoje está nas nossas cabeças. Mas antecipadamente estamos nos preocupando e buscando providências preventivas”, disse a diretora do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais do MDIC, Aneli Dacás Franzmann.

Em palestra proferida nessa terça-feira(9) no IV Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec), em Cuiabá (MT) a diretora do Ministério mostrou um panorama das exportações no país e o trabalho que a pasta vem desenvolvendo para evitar problemas na balança comercial.

Aneli ressaltou que apesar da agropecuária não estar diretamente ligada ao MDIC, o Ministério se preocupa porque a indústria depende do setor primário, e se tudo não anda bem o país perde. E mesmo destacando que a falada crise do agronegócio ainda não se traduziu nas exportações, ela lembra que para os levantamentos do mês de maio, que são divulgados nos primeiros dias de junho, há uma certa expectativa. “É preciso destacar que as exportações feitas agora foram negociadas antes. Por isso talvez ainda não haja reflexos. Tudo é parte de contratos que devem ser cumpridos”, frisou.

De acordo com Aneli, uma das atuações do MDIC foi criar o Fórum de Competitividade da Cadeia de Indústria de Carnes. “Na possibilidade de crise, estamos discutindo como a indústria vai se preparar”. Nesse fórum estão unidos todos os elos da cadeia produtiva. A idéia é fazer um trabalho conjugado para garantir o bom funcionamento do mercado em todos os pontos, desde a criação do animal dentro da fazenda até a chegada do produto final nas mãos do consumidor. O MDIC também participa de todos os fóruns criados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Estamos fazendo uma política de articulação para que os setores se integrem”, explicou Aneli. A diretora do MDIC, no entanto, citou a dificuldade que o Ministério tem.





Fonte: Enipec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302084/visualizar/