Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 09 de Maio de 2006 às 17:25

    Imprimir


Os Departamentos de História e de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promovem o I Seminário de Ensino de História e Geografia, no anexo do ICHS, bloco A. Os trabalhos foram abertos hoje (9) de manhã com apresentação de comunicações orais dos alunos dos cursos de História e Geografia. As atividades prosseguem até sexta-feira (12) com a realização de um ciclo de palestras e mesas-redondas.

As inscrições para o seminário continuam abertas. É cobrada uma taxa de cinco reais. Os participantes recebem um caderno de resumos de todos os trabalhos apresentados. Hoje (9), às 190h, o professor doutor Pablo Diener, do Departamento de História da UFMT, vai proferir a palestra ´´A História através de um quadro com histórias: Guernica de Picasso´´. Em seguida, as professoras doutoras, Sônia Romancini, Elizabeth Madureira e Gislaine Moreno, falarão sobre ´´A produção do conhecimento: refletindo sobre tempo e espaço´´.

Hoje de manhã foram apresentados os seguintes trabalhos: Os índios Guaikuru no século XVIII: conflito e transculturação, por Valéria Nogueira Rodrigues; As relações comerciais entre índios e não-índios na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai em meados do século XIX, por Rita de Cássia Santana Kiss;

Subsídios para um estudo sobre a problemática da escravidão negra em Mato Grosso: Prospecções documentais e historiográficas, por Gerson Martins da Silva; Crimes passionais: personagens, poder de polícia e punição (Cuiabá, 1852-1882), por Daniela Fernandes; Inventário dos artigos referentes à Mato Grosso publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico no século XIX, por Gisele Cristina de Arruda Lomas; O Poder Judiciário no Brasil e sua atuação na Província de Mato Grosso (1822 - 1889), por Erodite Locatelli Martini; Ordem e desordem: crimes e punições, por Maria José Couto Valle; e Senhores e escravos: que relação é essa? (1865-1885), por Rosangela das Graças Corrêa.

Organizado pelos professores João A. Botelho Lucídio, Márcia Ajala de Almeida e Vitale Joanoni Neto, dos Departamentos de História e Geografia, o evento é uma atividade de extensão registrada na Pró-reitoria de Vivência Acadêmica e Social (Provivas). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615 8471, 3615 8484 e 3615 8480.

PROGRAMAÇÃO - Amanhã (10), a partir das 8 horas, serão apresentados os seguintes trabalhos: O Jasmim e a Violeta: presença feminina na imprensa cuiabana (1897/1935), por Suely Silveira Guedes de Barros;

Revolução Sexual Feminina: liberdade ou cativeiro?, por Silvana Maria Shebeliski de Jesus;Crimes e práticas sexuais na sociedade cuiabana no início do século XX, por Nággela Batista Fraga do Nascimento; Os impactos ambientais causados com a construção e o funcionamento da usina Ponte de Pedra Energética no município de Itiquira-MT, por Lilia Souza Batista Primo; Redes e Pólos de sustentação do Pantanal mato-grossense, por Cristina Amorim/ Luciana Rosa de Campos/ Paulina Silvaa de Almeida; Atuação salesiana no leste de MT junto aos Bororo Orientais no início do século XX, por Dannyely Messias de Souza; e Em nome do pai, da pátria e do progresso: a atuação dos salesianos no antigo leste de Mato Grosso (1931 – 1956), por Eduardo Anicésio de Matos.

Às 10 horas, será realizada uma mesa-redonda com a professora Tereza C. Cardoso de Souza Higa, do Departamento de Geografia da UFMT, sobre ´´Produção do Espaço Sul-americano´´ e com a professora doutora Leny Caseli Anzai, do Departamento de História da UFMT sobre ´´Missões Jesuíticas na Fronteira Oeste no séc. XVIII´´.

Às 19 horas, serão apresentados os seguintes trabalhos: A mineração em Mato Grosso no século XVIII – técnicas de extração do ouro e a visão dos historiadores sobre a crise da atividade, por Doracina Barbosa Silva Lemes; Exéquias reais na fronteira oeste da América portuguesa (1751-1816), por Gilian Evaristo França Silva; As leis e a terra – A Bocaina de Melgaço entre os séculos XIX e XX, por Nulcelia Luzia Martins Pereira; Os préstimos sociais à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá no século XIX, por Rouzenil Farias de Souza; Alianças e disputas políticas: os primeiros anos da "política dos governadores" em Mato Grosso (1899-1906), por Lauro Virginio de Souza Portela; A produção da borracha em Mato Grosso (1907-1916), por Paulo Sérgio Zanutto; e A dançarina virou notícia: O episódio da Gripe Espanhola em Cuiabá, por Cleverson de Oliveira.

Na quinta-feira (11), a partir das 8 horas serão apresentados os seguintes trabalhos: O Ensino de Geografia no Contexto das Correntes de Pensamento Positivista e Marxista no Brasil, por Mileny Batista Souza, Olga Patrícia Kummer e Wiliana Mendes dos Santos; Análise do impacto ambiental na micro Bacia do Ribeirão do Lipa, por Edson Benedito do Amaral; A (Re) Produção do Espaço Urbano no Mercado Imobiliário de SINOP – MT, por Ronaldo Benedito dos Santos;

Clivagem de Cuiabá: transformação estética: de colonial à cidade moderna, por Ordilei Caldeira; Cartografia no Ensino Fundamental, por Daniele R. Santana, Elizabeth R. Corrêa de Souza e Suzy Mara Klemp; Cândido Rondon e as representações de Mato Grosso através da Cartografia, por Luiz Gustavo de Souza Lima Junior; Fundamentos e Prática Pedagógica dos Ciclos: Caso da Escola Estadual Francisco Ferreira Mendes, por Maria Aparecida Nunes; A repercussão da morte de Vargas na imprensa escrita de Mato Grosso, por Raphael Schafer; A natureza e sua utilização em Mato Grosso nos anos de 1919 a 1938, por Maredith Luzia Martins; A Arte de Planejar, por Giseli Dalla Nora e Nivalda Mendes Dias; e As fronteiras das discriminações raciais: as problemáticas da democracia racial no livro didático e na escola, por Estela Gomes de Aquino.

Às 19 horas, os seguintes trabalhos: Intolerância na primeira República: uma análise sobre a violência doméstica contra mulheres pobres em Cuiabá, por Kely Cristina Silva; Os Garimpos do Rio Pari 1923-1953, por Wilton Oliveira de Campos Morais; Visita de Vargas em Cuiabá: Imagens e Memória, por Claudia Maria Waechter; A atuação social da Arquidiocese de Cuiabá de 1956 a 1981, por Cássia Silvia Monezi; Abordagens teóricas sobre o tema da colonização em Mato Grosso nas décadas de 1970-90 (Em especial colonização privada), por Alessandra Xavier Melo; Transformações na fisionomia urbana da cidade de Cuiabá: 1970-1980, por Ivan Muniz de Oliveira; e Religiões de matriz africana em Cuiabá: Memórias históricas e cotidiano, conflito e tolerância. (1985-2000), por Antonio Leôncio de Barros Lima.

Às 20h15, será ministrada a palestra ´´Políticas educacionais e ensino de Geografia no Brasil´´, com a professora doutora Onélia C. Rossetto, do Departamento de Geografia da UFMT.

Na sexta-feira (12), a partir das 8 horas, serão apresentados os seguintes trabalhos: Resistência no exterior: os exilados brasileiros no Chile (1964-1973), por Cátia Cristina de Almeida Silva; A perseguição aos exilados brasileiros no exterior: A ação do CIEX na Argentina (1974-1976), por Julio Mangini Fernandes; O olhar do jornal ´´O Estado de Mato Grosso´´: Sobre a Política Nacional (1961-1964), por Leonice Maria Meira; Segregação Sócio-Espacial Imposta: Estudo de caso do Bairro Novo Milênio em Cuiabá, por Edinalva A. Fonseca, Elaine S. Rosa e Ana E. G. Sebba; e GARIBA: fragmentos de conhecimento de um povo da floresta no noroeste de Mato Grosso (1985-2003), por Roberta Moraes Simione.

Às 10 horas, será realizada mesa-redonda com a professora doutora Maria de Fátima Gomes da Costa, do Departamento de História da UFMT, sobre ´´Historiando mapas - cartografando imagens´´, e com a técnica Leodete Miranda sobre ´´O uso da cartografia em sala de aula´´.

Às 19 horas, serão apresentados os seguintes trabalhos: Lecionação da História da Grécia Antiga no ensino fundamental, por Leonardo Barthalo; Catálogo de fontes escritas, cartográficas e iconográficas – Projeto integrado de pesquisa: Movimentos populacionais, cidades e culturas no ambiente amazônico – MT, por Geisa Laura Vilalva de Magalhães; Exportando a Revolução: os cubanos em Angola; por Aislan Sebastião Cunha Galvão; Brasil e Portugal nos anos de 1970: descolonização na África e exílio na Europa, por Elvis Oliveira de Araújo; Formação e atuação do MDB na assembléia de Mato Grosso: 1964-1970 uma história Política, por Marcos Pereira Nogueira; Inteligência e Repressão: o sistema de informações da ditadura militar no Brasil (1964-1974), por Rodrigo de Mattos Dourado; e Sindicalismo bancário em Cuiabá: a mudança da intervenção política de um sindicato (1983-1988), por Robinson Ciréia.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302097/visualizar/