Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 09 de Maio de 2006 às 10:16

    Imprimir


Com mercado pagando R$ 16,00 pela saca, o produtor estaria se submetendo a receber valor inferior ao mínimo para fechar negócio.

O diretor de Gestão de Estoques da Conab, Pedro Beskow, é esperado para tratar do assunto, essa semana, na Capital. O presidente do Sindarroz, Élio Coradini, negou veementemente qualquer irregularidade.

'Essa insinuação é estapafúrdia.

O mecanismo do PEP está fluindo normalmente.

Desconheço qualquer tipo de irregularidade e não acredito nisso.' Já o presidente da Comissão de Grãos da Farsul, Francisco Schardong, admite que, com a crise econômica, tudo é possível.

'O setor está estrangulado, numa situação de afogamento, então é difícil afirmar que se a bóia está passando, o produtor não vai pegar. É lamentável, porque a cadeia produtiva montou esse instrumento com muita luta.'

A Conab já detectou algumas estratégias usadas para burlar as regras, mas precisa que os produtores denunciem. Uma das maneiras é o depósito do valor legal ao produtor, que, posteriormente, devolve através de um cheque a diferença entre os R$ 22,00 que deveria receber e o valor acertado por fora com a indústria. O acerto em produto é outro recurso, informa Carlos Manoel Farias.

Pelo menos por enquanto, informa a superintendência da Conab, está mantido o leilão de PEP do arroz da próxima sexta-feira, quando serão ofertadas 60 mil toneladas, sendo 50 mil toneladas do Rio Grande do Sul.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302187/visualizar/