Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 16:45

    Imprimir


MOSCOU - O Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia informou nesta quinta-feira que elevou em três quilômetros a altitude da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS), com a ajuda da nave de carga Progress M-56.

A manobra começou às 15h30 de Moscou (8h30 em Brasília). Durante 391 segundos, foram ligados os propulsores da Progress M-56, o que empurrou a ISS a uma altura de 365 quilômetros, explicou Valeri Lindin, porta-voz do CCVE, à agência de notícias Itar-Tass.

De acordo com Lindin, essa é a altura ideal para o engate de outra nave de carga, a Progress M-57, à ISS, previsto para junho.

Periodicamente, o CCVE corrige a órbita da ISS, para compensar a perda de altitude e otimizar seus parâmetros de navegação anteriores ao acoplamento de naves de carga ou tripuladas.

Nos últimos três anos, a correção da órbita da ISS vem sendo realizada com ajuda de naves de carga Progress encostadas ao engenho espacial.

Antes, a tarefa estava a cargo de naves americanas.

Com os propulsores das Progress, são regulados outros parâmetros de vôo da ISS, como sua orientação com relação ao Sol, a inclinação em relação ao eixo terrestre, o período de rotação em torno da Terra e a velocidade de vôo.

Lindin disse que a manobra não alterou as atividades da 13ª expedição ISS-13, integrada pelo russo Pavel Vinogradov e pelo americano Jeffrey Willams, que estão a bordo da cabine espacial desde 1º de abril.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303082/visualizar/