Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 15:55

    Imprimir


O comércio se prepara para receber os interessados em presentear suas mães. Mas o consumidor deve ter cuidado para não ser atraído apenas pelas promoções e preços ditos vantajosos. Pesquise preço e se atente para a qualidade e praticidade do produto antes de adquiri-lo.

A Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT) aconselha que a compra seja efetuada com antecedência, sem correria, e que as formas de pagamento sejam bem discutidas. Exija sempre a nota fiscal, ela é a garantia de seus direitos como consumidor.

Abaixo, confira algumas dicas do órgão para que os presentes sejam adquiridos com mais segurança:

COMPRA PELA INTERNET – Atenção redobrada em compras feitas à distância. Ao efetuar uma compra pela internet, o consumidor deve se assegurar que a página e mercadorias oferecidas são de segurança. Deve, ainda, exigir a nota fiscal e lembrar que de acordo com a legislação vigente, a empresa tem que apresentar outras formas de pagamento e não apenas o cartão de crédito.

Consumada a compra, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante o arrependimento da compra em sete dias e a devolução do valor pago corrigido monetariamente.

PERFUMES E COSMÉTICOS – Estes são presentes muito procurados no Dia das Mães. O Procon pede para que os consumidores fiquem atentos ao rótulo dos produtos. Nele devem constar o número de registro do órgão competente, a data de fabricação e validade, bem como o volume/ quantidade, composição, condições de armazenamento, modo de uso e dados sobre o fabricante ou importador do produto. Confira se não existe nenhum componente do perfume ou cosmético que possa provocar reações alérgicas. Tome, ainda, precauções em seu manuseio.

VESTUÁRIO – Na compra de roupas ou materiais de cama, mesa e banho, o consumidor deve atentar mais para o preço do que para a beleza dos produtos. A etiqueta de identificação da mercadoria é obrigatória para todos os itens deste segmento. Nela, o consumidor pode conferir informações como os dados do fabricante ou importador, país de origem, indicação do tamanho, cuidados com a conservação e a composição das fibras (poliéster, nylon, algodão, elastano, etc) bem como a porcentagem do tecido no produto.

Na compra de peças de vestuário é muito importante verificar se poderá ser feita a troca, mesmo a mercadoria não apresentando defeito algum. Caso o produto não tenha defeito, a loja não é obrigada a trocar, salvo quando constar essa possibilidade em comprovante, etiqueta ou nota fiscal.

ALIMENTOS – Caso decida pela aquisição de alimentos, nacionais ou importados, saiba que nestes produtos devem constar informações em língua portuguesa, sobre seu uso correto, suas características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/ quantidade e dados sobre o fabricante/ importador. Estes produtos são sensíveis, assim, não devem ficar armazenados próximos de fontes de luz e calor.

ELETROELETRÔNICO – Ao adquirir eletroeletrônicos, solicite quando possível o teste no aparelho escolhido e a demonstração de seu funcionamento. Verifique se os recursos oferecidos por produtos mais arrojados, e, portanto, mais caros, suprirão as necessidades da presenteada. Observe o prazo de garantia oferecido e a rede de assistência técnica disponível para o caso de algum problema, especialmente no caso de produtos importados.

COMPUTADORES – Ao comprar computadores é interessante estar informado sobre as marcas, modelos, componentes e programas utilizados. É recomendável consultar profissionais de confiança da área de informática ou revistas especializadas no assunto. Avalie o uso que será dado a máquina, pois muitas vezes os recursos dos modelos mais avançados e caros, não são necessários ao uso (informal, doméstico) que será dado ao computador.

Para mais esclarecimentos, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3322-9014. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual (Avenida do CPA, s/ nº) ou os postos do Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro) e de Várzea Grande (Sede Seccional da OAB).





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303093/visualizar/