Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 14:19
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O movimento ‘Grito do Ipiranga’ iniciado semana passada no Nortão conseguiu sensibilizar a classe política e empresarial mato-grossense que busca alternativas para salvar o agronegócio. 95% entre as 141 prefeituras de Mato Grosso fecharam suas portas em apoio aos produtores rurais, pois tem comprometida sua economia. Os prefeitos decretaram paralisação dos serviços públicos no dia 3 e retomam em 5 de maio. Estão mantidos os serviços essenciais à população como escolas em função do calendário letivo, e do plantão de Saúde.

O governador do Estado, Blairo Maggi (PPS), por sua vez em solidariedade com a classe pretende ampliar a defesa junto de pelo menos dez governadores de estados com maior produção agrícola brasileira. O parlamentar progressista e primeiro-secretário da Assembléia Legislativa deputado José Riva (PP) disposto a engrossar fileira sugeriu na sessão ordinária desta quinta-feira (04), que a questão seja ampliada à exaustão em Brasília.

Segundo o parlamentar municipalista a crise não se localiza apenas no Estado de Mato Grosso, ela está ramificada no País e nos mais diferentes setores. “É muito preocupante a situação. Temos que encontrar uma saída para a agricultura, inclusive para todos os setores que estão totalmente inviabilizados”, disse e aponta: “A crise aqui, por exemplo, está também na carne, na madeira, na indústria. Empresários, pequenos e médios produtores estão quebrados”, alerta.

O objetivo destes líderes é reunir um número maior de produtores e forças políticas numa reunião com o governo Lula sobre a "crise avassaladora" do agronegócio e encontrar solução que possa mudar a política direcionada para este nicho. O ‘Grito’ que vai ampliar o segundo ‘Tratoraço’ acontece no próximo dia 16 de maio, na capital federal.

Conforme Riva o movimento dos produtores de Mato Grosso deve acontecer de forma ordeira, organizada e com sugestões. “Temos que ter união, controle, sugestão e organização. Estou pronto para a mobilização nacional, mas é preciso que somemos forças e é importante a participação de todos os parlamentares”, convoca.

Os produtores e empresários que buscam alento para sair da mais crítica situação do setor dos últimos tempos pretendem levar ao Distrito Federal, reivindicações pontuadas para uma política econômica adequada e estável. No Estado o ato é liderado pelos Sindicatos Rurais, Associação de Produtores, Sindicatos da Classe, Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato).

Riva considera que é necessário substanciar as ações do movimento dos agricultores, que querem melhorias na política agrícola que atinge o agronegócio. “Queremos somar e contribuir para esta questão que não vejo outra saída, senão encontrar solução e que seja agora, a propósito solucionar não só a crise da agricultura, mas em todos os setores que inviabilizam a economia”, finaliza.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303112/visualizar/