Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 07:11

    Imprimir


Mais de 80.000 pessoas com 60 anos ou mais já foram vacinadas contra a gripe em uma semana da Campanha de Vacinação do Idoso realizada pela Secretaria de Estado de Saúde em Mato Grosso. Foram imunizados 80.101 idosos de acordo com um balanço parcial divulgado hoje pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado, Lourdes França de Campos. “Mas nós queremos mais. Nossa meta estadual é imunizar os 159.641 idosos do Estado”, explicou.

Lourdes França explicou que este primeiro resultado parcial da vacinação de idosos contra a gripe pode ser creditado à organização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com os 141 municípios de Mato Grosso. ”Teremos mais três resultados parciais a divulgar: um no dia 10 outro no dia 17 e o último no dia 22 de maio quando pretendemos apresentar os dados completos da campanha ao público”, anunciou.

Foram montados 1.300 postos de vacinação, utilizados 463 veículos e 3.826 pessoas ligadas à área de Saúde para o sucesso da campanha do Governo Federal e melhor conforto dos idosos que procurarão a vacina com tranqüilidade. “As vacinas estarão disponíveis em todos os postos da rede até o dia 18 de maio”, informou Lourdes França .

No ano passado o Estado superou a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde atingindo 93,39%. A campanha também envolve a sociedade civil organizada e parceiros como as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Associação de Idosos e sociedades médicas. “A vacina contra a gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas como a pneumonia. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Não podem ser vacinadas as pessoas que já tenham a apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e à proteínas do ovo”, disse a coordenadora.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe é a efetivação dos compromissos dos governos federal, estadual e municipal, com a universalidade, integralidade e eqüidade da Atenção à Saúde no setor de imunização, visando prevenção e resolução da mortalidade por doenças infecciosas e imunopreveníveis.

VACINAÇÃO INDÍGENA – No dia cinco de maio (sexta-feira) uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde estará no município de Barra do Bugres para dar início à vacinação para os idosos da população indígena do município. A vacinação dos idosos indígenas é realizada em parceria com os Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303260/visualizar/