Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 04:55

    Imprimir


Os professores Alfredo da Mota Menezes e Pio Penna Filho, ambos do Departamento de História da UFMT, lançam, nesta sexta-feira, dia 5, na PUC, do Rio de Janeiro, o livro ´´Integração Regional´´. A convite do Departamento de Relações Internacionais da PUC, antes do coquetel de lançamento, os autores darão uma palestra das 15:00 às 17:00 horas, no mesmo local.

No próximo dia 10, será feito o lançamento em Cuiabá. O evento será realizado no salão social do Sesc Arsenal, às 19:00 h.

Publicado pela Editora Campus/Elsevier, o livro discute, em um capítulo introdutório, o conceito de integração econômica, assim como os seus principais estágios de desenvolvimento em termos de abrangência e profundidade. Este capítulo também ilustra a definição apresentada com o caso da integração econômica desenvolvida no âmbito da Associação Latino-Americana de Livre Comércio, criada na década de 1960.

Na seqüência, o livro apresenta, em quatro capítulos, os principais blocos de integração econômica contemporâneos nos continentes americano, europeu, africano e asiático: Mercosul, Comunidade Andina, Mercado Comum Centro-Americano, Comunidade Caribenha, Acordo de Livre Comércio da América do Norte, Acordo de Livre Comércio das Américas, Associação das Nações do Sudeste Asiático, Conferência Econômica para a Região da Ásia-Pacífico, Comunidade dos Estados da África Ocidental, Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e União Européia.

Por último, o livro comenta a bibliografia utilizada. Segundo os autores, embora ambos sejam historiadores, buscaram fazer uma análise política dos blocos e sua inserção nas relações internacionais, indo além da descrição e contextualização histórica.

OS AUTORES - Alfredo da Mota Menezes é PhD em História da América Latina pela Tulane University, dos EUA. Fez o pós-doutorado na mesma universidade onde foi também professor visitante. Publicou antes a ´´Herança de Stroessner: Brasil-Paraguai, 1955-1980´´ pela Editora Papirus; ´´Do Sonho à Realidade: a Integração Econômica Latino-Americana pela Editora Alfa-Omega e ´´Guerra do Paraguai: como Construímos o Conflito´´ pela Editora Contexto. Pio Pena Filho é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso e doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Publicou vários artigos em revistas especializadas em história e relações internacionais e é especialista em estudos sobre a África contemporânea e América Latina.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303267/visualizar/