Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Maio de 2006 às 16:55

    Imprimir


JACARTA - A Organização Mundial da Saúde diz acreditar que ainda é possível evitar uma pandemia de gripe aviária, se as autoridades implementarem medidas rápidas de contenção - da distribuição em massa de remédios antivirais ao fechamento de escolas. O diretor regional da OMS, Shigeru Omi, disse a jornalistas que, se intervenções desse tipo forem bem-sucedidas, "poderemos evitar centenas de milhões de infecções graves em seres humanos, e milhões de mortes".

"Mas se fracassarmos", disse ele, "as conseqüências para sociedades, economias e a saúde global poderá ser imensurável". A Ásia só agora começa a estocar Tamiflu, uma das poucas drogas com o potencial de tratar a gripe aviária em humanos.

O vírus H5N1 começou a devastar as granjas da Ásia no final de 2003, e desde então já matou 113 pessoas em todo o mundo. Até o momento, a maioria dos casos em seres humanos foi ligada ao contato da vítima com aves infectadas. Especialistas temem que o vírus sofra uma mutação e passe a se transmitir entre pessoas, com o potencial de detonar uma pandemia global.

Omi reafirmou nesta terça-feira que, embora o vírus já tenha sido detectado na Europa e na África, a Ásia continua a ser "o epicentro da ameaça de pandemia".

É por isso que a região tenha seu próprio estoque de Tamiflu, declarou, no lançamento do projeto para reservar 500.000 doses do remédio para países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático. As drogas, adquiridas como parte de um investimento de US$ 70,1 milhões do governo japonês, serão guardadas em Cingapura.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303548/visualizar/