Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 01 de Maio de 2006 às 15:08

    Imprimir


A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Yêda Marli Assis, entregou na manhã deste domingo (30), aos representantes dos pólos turísticos do Araguaia, Cerrado, Pantanal, Amazônia e Região Metropolitana o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (PEDT).

O documento é resultado de um estudo realizado por uma consultoria contratada pela Sedtur. Os consultores pesquisaram, por um ano e meio, diversos itens em todos os municípios que integram os pólos turísticos regionais de Mato Grosso, com base nos workshops, oficinas e seminários.

Segundo a secretária Yêda Marli, são informações importantes sobre os municípios como infra-estrutura, vocações turísticas de cada um deles, população, propostas de projetos, que posteriormente serão debatidas em audiências públicas que revalidarão o documento.

A entrega do plano foi feita durante uma reunião de avaliação e confraternização dos expositores com a participação de aproximadamente 150 pessoas, quando os representantes dos pólos puderam emitir opinião sobre o evento.

A secretária abriu a reunião comemorando o recorde de público na noite de sábado, confirmado pela euipe de Segurança do Centro de Eventos do Pantanal. “Eles disseram que este foi o primeiro evento em que os portões foram fechados porque não havia mais lugar para veículos no pátio interno e a fila se estendia até o Parque Mãe Bonifácia”, revelou Yêda Assis, sob aplausos dos presentes.

Ela agradeceu a todos os órgãos e empresas que colaboraram para o sucesso da Festa, entre eles; a imprensa, as secretarias envolvidas, o Trade Turístico de Mato Grosso, os patrocinadores, a Associação Mato-grossense dos municípios (AMM). Ela informou que participaram do evento, 71 municípios do Estado, 130 artesãos e 540 artistas que se revezaram em 51 apresentações.

Para a secretária de Turismo de Poconé (104 Km ao Sul de Cuiabá), Nilva Zeitoum, uma das emoções mais marcantes do evento foi a abertura pública com o espetáculo da Cavalhada nas vias próximas do Centro de Eventos do Pantanal. “Eu me aproximei de um cavaleiro e vi lágrimas em seus olhos de tanta emoção por estar participando do evento representando uma das manifestações culturais da região”, disse ela.

Na opinião do diretor de Cultura de Reserva do Cabaçal (387 Km a Oeste de Cuiabá), Ricardo de Freitas, que recitou uma poesia de João Cabral de Melo Neto, o evento foi um sucesso e oportunidade de enriquecimento. Já o chefe do Departamento de Turismo de Lambari D´Oeste (339 Km a Oeste da Capital) , Dioran Ataíde Passos, revelou que a região conta com o primeiro consórcio de Turismo do Estado que engloba 10 municípios.

O consultor da AMM e ex-secretário de Estado de Turismo Francisco Lacerda elogiou o importante trabalho desenvolvido pela Sedtur na consolidação e fortalecimento do Turismo em Mato Grosso. “A elaboração e a entrega desse plano aos municípios é algo inédito e significa um instrumento de orientação e informação que os gestores municipais irão utilizar no desenvolvimento da atividade turística", afirmou.

Na ocasião, a secretária anunciou que os roteiros turísticos de Mato Grosso serão apresentados e comercializados no Salão do Turismo 2006 – Roteiros do Brasil, a se realizar em São Paulo. Ela também entregou o troféu Pantanal , que homenageou os povos indígenas, ao secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Gaúcha do Norte, Maurício Campos de Menezes, que representou o cacique Aritana.

De acordo com o secretário, sete dessas etnias vivem no município. A secretária foi homenageada por estudantes do último ano de Turismo da Universidade Cândido Rondon (Unirondon) representados por Raquelle da Silva Salandin. A estudante lembrou que logo deverão se formar e esperam trabalhar num mercado cada vez mais qualificado.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303742/visualizar/